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Secretaria de Educação reúne com representantes do MEC para acompanhamento do Programa Brasil na Escola

No Amazonas, são 35 escolas selecionadas para o programa 

A fim de acompanhar o progresso e organizar pautas da educação, a Secretaria de Educação e Desporto participou de uma reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (04/05), na sede da pasta. O foco foi o Programa Brasil na Escola (PBE), que tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O programa do Governo Federal visa desenvolver ações que proporcionem a elevação na qualidade do ensino, com apoio técnico e financeiro às escolas, além da valorização de boas práticas e inovação de conhecimentos e estratégias de acordo com a região. 

A diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio, representou a pasta junto à coordenadora-geral do programa no MEC, Denise Regina Maria Dias. Foram analisados o desempenho das 35 escolas da rede estadual selecionadas para o programa. 

Do total, 12 escolas já receberam o recurso disponibilizado. Ao todo, são 10 municípios do Amazonas participando do planejamento educacional. A diretora do Deppe comenta como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas e aplicadas na rede estadual. 

“A reunião foi muito importante para alinharmos os pensamentos e planejamentos do programa, uma vez que este auxilia na permanência dos alunos nas escolas, além de recuperar estudantes com déficit de aprendizagem. Nela conseguimos tirar dúvidas e encaminhar os recursos utilizados em ações de recuperação de aprendizagem e intervenções para melhores resultados ”, reitera a diretora.

Outros tópicos - Temas como suporte e funcionamento da Plataforma de Avaliação Formativa do Mec  foram repassados para maior facilidade dos servidores, além de planos para desenvolvimento de novas questões de aprendizado que incluem desde a 1ª série do Ensino Fundamental em diante, visando o conhecimento completo dos estudantes desde a base. 

Foi disponibilizado também, por meio da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) cadernos para os voluntários e professores usarem na reposição das aprendizagens, além da reabertura da Plataforma do PDDE Interativo, para que gestores da rede façam o monitoramento das ações implementadas, além da disponibilidade dos programas Educação Conectada, Escola Acessível, Programa do Livro, Mais Alfabetização, Novo Ensino Médio e Novo Mais Educação.

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Seduc 

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