Ações escolares de combate à dengue são premiadas pelo Governo do Estado
“Quando há vontade política, a população contribui.” Essas foram as palavras usadas, pelo diretor presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), Antônio Evandro Melo, na cerimônia de premiação do I Concurso Estadual Escolar de Prevenção de Dengue, na última quarta-feira (23), no auditório do Colégio Dom Bosco.
Promovido pelo Governo do Estado, o Concurso foi uma ampla ação de mobilização coordenada pela FVS, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Semed e Unicef que movimentou escolas públicas da capital e de 21 municípios do Amazonas no combate e prevenção efetiva à dengue.
O Concurso procurou suscitar ações criativas de combate à doença por meio de ações educativas, estimulando escolas e estudantes a inscreverem projetos nas categorias: “cartaz”, “redação” e “experiência pedagógica”. Nesta semana, os melhores trabalhos e projetos foram divulgados e os alunos vencedores do concurso foram premiados com bicicletas, troféus, micro-computadores e placas de honra ao mérito.
No concurso, os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema, “O que posso fazer para controlar e prevenir a dengue?” e avaliados por técnicos de instituições que trabalham no combate a endemias.
A estudante, Xênia Uriona, primeiro lugar na categoria redação, afirmou que sua escola, localizada no município de Atalaia do Norte, participou ativamente do concurso e disse que foi estimulada por professores a concorrer.
“O projeto envolveu toda a equipe pedagógica e a comunidade. Houve a sensibilização de que é significativo educar para prevenir a dengue. Tudo isso, é claro, em prol da qualidade de vida.”, relatou a pedagoga da Escola Municipal São João, ganhadora do segundo lugar na categoria cartazes, Clotilde Sales.
Metas alcançadas
A iniciativa do Concurso foi baseada no Programa de Endemias nas Escolas realizado em Manaus, Parintins, Manicoré e Anamã ao longo do ano, pela SEDUC. Esse programa que já atingiu, nos anos de 2006 e 2007, cerca de 43.000 alunos e mais de 75 escolas, busca combater as doenças endêmicas, principalmente a dengue, de forma contínua.
O Amazonas já apresentou uma redução de 73% nos casos de dengue este ano. A coordenadora do programa saúde escolar da SEDUC, Delta Segadilha, declarou que a educação tem um papel fundamental no combate às doenças.
A secretária de Estado de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão, lembrou que mesmo tendo encerrado o concurso, todas as escolas serão estimuladas pela Seduc a dar seguimento às ações preventivas de combate à dengue.
TRABALHOS VENCEDORES
CATEGORIA REDAÇÃO
1º
Aluna: Xênia Uriona – Escola Estadual Pio Veiga (Atalaia do Norte)
2º
Aluna: Jorleane da Silva – Escola Municipal João Paulo II (Manaus)
3º
Aluno: Kaio Oliveira – Escola Estadual Maria da Graça Nogueira (Maués)
4º
Aluna: Patrícia Monteiro – Escola Municipal Profª Alcides Brandão de Sá
CATEGORIA CARTAZ
1º
Aluna: Benedita França– Escola Mun. Primeiro Passo (Boca do Acre)
2º
Aluna: Eliza Pinheiro Moreira – Escola Municipal São João (Manaus)
3º
Aluno: Robert Silva – Escola Municipal Profª Alcides Brandão da silva
4º
Aluno: Kaio Barbosa – Escola Estadual Joaquim de Paula (Novo Airão)
CATEGORIA: EXPEREIÊNCIA PEDAGÓGICA
1º
Ana Nascimento – Escola Mun. Irmã Serafina Cinque (Manaus)
2º
Mariza Guedes – Escola Mun. Alcides Brandão de Sá (Borba)
3º
Luíza Rocha – Escola Mun.Manoel Afonso de Brito – (Manacapuru)