Gedeão Amorim assume a presidência da Comissão Interinstitucional de educação ambiental
O secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, tomou posse nesta última terça-feira (dia 22) como presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas.
Gedeão Amorim exercerá o mandato de dois anos à frente da Comissão que reúne mais de 15 entidades e que, como órgão gestor, tem como uma de suas funções, fomentar parcerias entre instituições governamentais e não governamentais, públicas e privadas e organizações sociais que realizam atividades na área de educação ambiental no Amazonas.
Conforme regimento, os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) revezam-se na presidência da Comissão, tendo mandatos de dois anos.
Ao tomar posse, em reunião ordinária da Comissão, Gedeão Amorim lembrou que a questão ambiental é uma das principais prioridades do Governo do Estado e, neste sentido, segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental é de grande relevância e tem função estratégica.
“A comissão conta com a representatividade de praticamente todos os órgãos locais que lidam com a questão ambiental no Amazonas e sua função, como órgão gestor, é primordial para a formação de uma sociedade cada vez mais esclarecida quanto aos temas sócio-ambientais”, comentou.
Gedeão Amorim disse ainda que é imprescindível que, de fato, sejam estabelecidas políticas públicas que por meio da mobilização social e esclarecimento da população garantam a sustentabilidade da Amazônia e a otimização de seus recursos naturais.
Professores serão capacitados
Como ação concreta fomentada pela Comissão e coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), será promovida, na próxima semana – entre os dias 28 de julho e 1º de agosto – uma capacitação sobre Mudanças Climáticas, destinada a professores formadores que, em seguida, desenvolverão atividades junto a docentes da rede pública de vários municípios.
O objetivo da ação é que as orientações cheguem aos estudantes por meio de atividades complementares ao currículo escolar.