Halloween ganha tom "abrasileirado" em escola da rede estadual
A professora de Inglês Giulianne Gomes, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professora Jacimar da Silva Gama, elaborou uma atividade diferente e superinterativa, nos dias 3 e 4 de novembro, intitulada "Halloween Saci Day" e responsável por engajar seus estudantes de modo a torná-los protagonistas de suas próprias descobertas e criações.
O evento teve duração de dois dias para que a segurança e o comprometimento com os protocolos de saúde no retorno às aulas presenciais fossem cumpridos e tudo ocorresse de forma segura. Portanto, as turmas foram divididas em blocos (A e B) para que não houvesse aglomerações e situações de vulnerabilidade.
O conceito para a comemoração do Halloween na EETI Jacimar Gama, este ano, surgiu com o objetivo de inserir a cultura do folclore brasileiro nesta festividade estrangeira e, também, tornar público o projeto político para elaboração do Dia do Saci no País. Por isso, o nome "Halloween Saci Day".
Essa não foi a primeira vez que Giulianne inovou na celebração do Halloween. Em 2019, ela também fez algumas adaptações para o tão esperado Dia das Bruxas, comemorando a data com o Dia dos Mortos e contos de terror, unindo as culturas norte-americana, mexicana e japonesa. Tudo isso porque a escola possui essas três línguas estrangeiras presentes em seus componentes curriculares.
Ferramentas digitais - Para o "Halloween Saci Day", Giulianne se utilizou do conceito de "digital storytelling" (contação de histórias através de mídias digitais) para que seus alunos produzissem esses materiais explorando histórias e lendas.
"A atividade foi um sucesso e o engajamento dos estudantes foi muito satisfatório. Eles foram muito criativos, desenharam, pintaram, inseriram legendas nos vídeos e praticaram maestrosamente uma das habilidades que geralmente causa mais desconforto entre eles, o speaking (falar/verbalizar). Parabéns à professora Giulianne, é super importante proporcionar novas ferramentas e diferentes práticas no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira”, disse um dos avaliadores do projeto.
Foto: Giulianne Gomes