Escola Pública da rede Estadual do Amazonas é selecionada na segunda edição do Programa Nacional de Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE
A Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), foi uma das selecionadas, em todo o Brasil, na “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental dos Anos Iniciais”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.
As escolas que participaram da jornada são assistidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e chega à sua 2ª edição.
Localizada na rua Senador Cunha Melo, no bairro de São Jorge, Zona Oeste de Manaus, a escola Isaac Benayon cumpriu o cronograma de atividades com quatro temas proposto pelo regulamento em todas as etapas, se destacando na Jornada.
Sobre a Jornada
A Jornada consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) executadas pelo coordenador da ação sob a supervisão do nutricionista do PNAE ou diretor da escola, e que atuam em escolas públicas de educação infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) em atividade.
Temas da Jornada EAN
O primeiro tema desenvolvido pela escola foi “Comida de verdade na escola”, seguido do “Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar”. A terceira etapa do tema foi “Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil” e o quarto e último tema, “Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos”, como critério para aprovação das etapas foi postado cada atividade realizada na plataforma do FNDE.
A responsável por coordenar o projeto selecionado e nutricionista da Coordenadoria Distrital de Educação 04 (CDE 4) da SEDUC-AM, Valéria Favacho, fala da participação na jornada e da realização do projeto nas escolas. “Esse é o primeiro ano que nossas escolas participaram na EAN. Nós desenvolvemos os temas com o objetivo de informar às crianças quais os alimentos saudáveis e não-saudáveis, quais os benefícios e doenças elas vão prevenir desde a infância, sabendo que é na infância que acontece a formação de bons hábitos alimentares”, explica Favacho.
Premiação da Jornada de EAN
A cada etapa cumprida no prazo foi liberado na plataforma, uma peça do selo de participação da jornada de EAN. Após a conclusão das quatro etapas, a escola participante recebia as quatro peças e completado o “Selo”, que se configura em um quebra-cabeça, resultou nas seguintes premiações:
- Selo da Jornada de EAN;
- Certificado de Menção Honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da Jornada;
- Kit com publicações sobre Alimentação Saudável;
- Divulgação da ação de EAN em publicação do FNDE produzida em formato digital, no ano de 2019.