Testes rápidos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis marcam início da campanha “Dezembro Vermelho”, promovida pela SEDUC Amazonas
Com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), deu início, nesta terça-feira (4), à segunda edição da campanha “Dezembro Vermelho”.
Organizada pela Gerência de Promoção e Valorização do Servidor da SEDUC, por meio do Programa Valoriza RH, a campanha conta com a parceria da Unidade Básica de Saúde do Japiim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Nesta terça-feira, 100 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites do tipo B e C foram realizados no ambulatório da SEDUC, no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus.
Os testes rápidos foram feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e os resultados foram obtidos em 20 minutos.
Segundo a coordenadora do Programa Valoriza RH, Valéria Oliveira, embora ainda exista resistência por parte dos servidores quanto à realização dos exames, a procura pelos testes foi muito satisfatória.
“Nessa segunda campanha, a gente focou em uma conscientização, mostrando ao servidor a importância de se cuidar e que esse é o mês de luta contra a Aids. Apesar do preconceito, do medo, a procura foi muito satisfatória”, explicou.
Valorização do servidor
Para o servidor João Batista Ribeiro, que trabalha no setor de Lotação da SEDUC, a campanha é muito positiva.
“Essa iniciativa que a SEDUC tem frequentemente oferecido ao servidor público é muito válida, porque, às vezes, o servidor que está dentro da Secretaria não tem tempo para sair e fazer seus exames. A iniciativa da Secretaria é muito boa”, afirmou.