No Mês da Consciência Negra, caminhada na Zona Norte de Manaus mobiliza comunidade na luta contra a discriminação social
Uma caminhada contra o preconceito e a discriminação racial mobilizou estudantes, professores e moradores do Residencial Viver Melhor, Zona Norte de Manaus, nesta sexta-feira (23). A ação faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A caminhada, que também aconteceu no dia 14 de novembro, no bairro da Compensa, Zona Oeste da cidade, reuniu aproximadamente mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais e também da rede municipal de educação.
Além da atividade, uma mostra de projetos desenvolvidos nas escolas e que abordam a temática da Consciência Negra, marcará o encerramento da programação no mês de novembro. O evento acontecerá no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus.
Nas escolas
As escolas da rede pública estadual também estão promovendo atividades paralelas de sensibilização quanto à importância do respeito à diversidade racial durante todo o mês de novembro. Palestras, exposições de trabalhos, mostras culturais, entre outras ações, fazem parte da programação.
O gerente de Atendimento Educacional à Diversidade da SEDUC, Nilton Carlos Teixeira, explicou que a programação para o mês de novembro contempla escolas estaduais de Manaus e do interior do Amazonas.
“Durante todo o mês de novembro vamos estar com atividades nas escolas da rede estadual. O que a gente faz, enquanto Secretaria, é trabalhar o respeito, a diversidade, uma educação que não exclua ninguém”, explicou Teixeira.