Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

SEDUC/AM homenageia professores e estudantes da rede pública de ensino pelo empenho na educação do Amazonas

Estudantes e professores que têm se destacado na rede pública estadual de ensino do Amazonas foram homenageados nesta sexta-feira (10), em uma cerimônia promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). A homenagem é parte do projeto “Personalidades da Educação”, que presta reconhecimento aos educadores, estudantes e servidores pelos serviços à educação no Amazonas. Recém-chegados de Bangkok, na Tailândia, quinze estudantes da rede estadual estavam entre os homenageados. Eles participaram da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO) e conquistaram medalhas de prata e bronze na competição. Além deles, receberam homenagem as professoras Maria Célis da Silva Nobre e Geysykaryny Pinheiro Oliveira, e o estudante indígena Pedro Henrique Monteiro, da escola Dr. Jacobina, que foi destaque na 5ª Conferência Infantojuvenil 2018, realizada em São Paulo. IMG_1160O secretário de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, afirmou que a homenagem é um reconhecimento aos novos personagens que têm feito o diferencial na educação do Estado. “É um dia de festa. Em verdade, dia da educação foi na segunda-feira passada, mas estávamos jogando muito alto na expectativa que os nossos alunos que tinham ido para a Tailândia iam voltar de lá vitoriosos, por isso, resolvemos adiar a festa do educador para hoje para poder ter com eles o prazer da vitória. Vencer o amazonense uma olimpíada mundial de Matemática é uma conquista extraordinária. Dos quinze alunos nossos que foram até lá, oito voltaram com medalhas. Uma festa hoje do educador, dos novos personagens da educação, professores e agora, alunos”, disse Braga. Destaque na Olimpíada Medalhista de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia, a estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Lecita Fonseca Ramos, Inara Amaral Teixeira, de 17 anos, foi uma das homenageadas. Para ela, o reconhecimento é motivo de alegria.IMG_1009 “É muito gratificante receber esse reconhecimento da minha família, dos meus amigos, do governo. É um momento de muita felicidade, agora é só torcer e esperar pelo melhor. Eu fico muito grata a todos que me apoiaram e ficaram comigo todo esse tempo. Nossa equipe treinou bastante para ter o melhor desempenho possível, dar o nosso melhor e eu, assim como meus colegas, nos esforçamos para tentar alcançar o nosso melhor e foi o que nós demos na prova e sim, foi o que a gente esperou”, disse a jovem. O pai da estudante, Heládio Lima, afirmou que a conquista da filha é orgulho para toda a família. “Ela sempre gostou muito de estudar, sempre foi uma aluna muito aplicada e eu acho que o retorno é para o futuro dela. Às vezes, a gente acha que não entendeu ainda a dimensão da coisa. É uma conquista muito importante mesmo. Só esse orgulho que ela deu pra gente supera muitos percalços da vida, explicou. O jovem João Vitor Yasaki Hipólito, de 16 anos, também conquistou uma medalha de bronze na olimpíada internacional. Finalista do Ensino Médio na Escola Marcantônio Vilaça, ele afirma que a experiência foi positiva. IMG_1057“A experiência foi boa, novas culturas, poder ver a prova internacional que todos iriam fazer. Eu gostei de participar, mas acho que poderia ter sido melhor se tivesse um pouco de paciência durante a prova. Vale muito a pena. Tem que ser bom em Matemática e ser fluente em Inglês. Um pouco de esforço resolve tudo”, explicou o estudante, incentivando outros alunos da rede a participarem da competição. Educação especial Pelo reconhecimento em prol da educação especial no Amazonas, a professora da Escola Estadual Mayara Redman, Geysykaryny Pinheiro Oliveira, que trabalha com alunos superdotados, também recebeu homenagem durante o evento. “É um trabalho positivo, que eu gosto de fazer. Trabalho com pesquisa na área de superdotação há sete anos e hoje trabalho com formação de professores, identificação de alunos e estimulação desses alunos que tem altas habilidades. É fundamental que a gente faça um trabalho específico com esses estudantes e por conta dessas necessidades específicas deles, é que eles são parte da educação especial. Sinto-me muito agraciada por estar participando desse momento”, disse a professora.   Educação indígena O estudante indígena Pedro Henrique Monteiro, que se destacou na etapa estadual e nacional da 5ª Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente, também agradeceu o reconhecimento. “Eu estou me sentindo o máximo por terem me chamado hoje aqui na SEDUC. Nunca imaginei sair da minha aldeia pra vir falar um pouco do meu projeto aqui. Estou me sentindo o máximo. A minha escola está muito orgulhosa”, disse.    Homenageados Vânia Machado Soares- Professora e Pedagoga. Gestora da Escola Estadual Francisca Botinelly; Maria Célis da Silva Nobre - Professora aposentada. Do primeiro ao último dia como professora, sempre em sala de aula, lecionando para a educação infantil; Geysykaryny Pinheiro Oliveira - Professor Jovem.  Professora concursada, pedagoga da UEA, mestra em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (UEA), doutoranda em Educação, na Ufam. Trabalha atualmente no Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação na Escola Estadual Mayara Redman.  Dedicada e determinada a exercer o magistério com profissionalismo e garra, demostrando manter a chama acessa da educação de qualidade do Amazonas e do Brasil, representando o vigor da juventude na renovação de novos e prósperos tempos educacionais; Pedro Henrique Monteiro Gama - Aluno de Educação Indígena. Da aldeia Mura, estuda na Escola Dr. Jacobina, no município de Autazes. Realizou o projeto: Vamos cuidar do Brasil, cuidando da nossa água. Foi homenageado na 5ª Conferência Infantojuvenil 2018, realizado em São Paulo.    Alunos participantes e medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia - 2018 Escola Estadual Marcantônio Villaça 2 Henrique Lopes Borges João Vitor Yasaki Hipólito Ramon Kelvin Cabral Bezerra Escola Estadual de Tempo Integral Lecita Fonseca Ramos Felipe Araújo da Cruz José Marcos Cabrera Neto Inara Amaral Teixeira Anne Yasmin Teixeira do Nascimento Fabrício Dias Gomes Joabe Conrado Borges Cavalcante Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra Ana Flávia de Castro S. da Silva Felipe Vieira Solart Alessandra Lopes Bentes Luiz Alberto Nascimento Vilhena Raphaela Fernandes de Barros Thiago Matos da Costa   [ngg_images source="galleries" container_ids="88" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="16" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show slideshow]" maximum_entity_count="500"]  
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget