Em dois dias, plataforma digital da SEDUC/AM, que disponibiliza curso preparatório gratuito para PSC, SIS e Enem, registra mais de 6 mil acessos
Em apenas dois dias desde o seu lançamento, a plataforma do “Projeto Conquistar”, que oferece curso preparatório gratuito para o Processo Seletivo Contínuo (PSC/Ufam), Sistema de Ingresso Seriado (SIS/UEA) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registrou mais de 6 mil acessos em todo o País. O balanço foi divulgado pela Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM).
De acordo com o balanço, do total de acessos registrado, 80% foram apenas no estado do Amazonas e o restante corresponde às demais regiões do País. O número de acessos, segundo a Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais, é contínuo e até o fim desta segunda-feira (30), deve chegar a 7 mil. A plataforma foi lançada no último sábado (28), na sede da SEDUC, no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus.
A plataforma pode ser acessada pelo computador, tablet ou smartphone pelo endereço eletrônico https://conquistar.am.gov.br/ e é composta por videoaulas de todas as disciplinas do Ensino Médio, dicas rápidas, conteúdo on-line (material didático relativo a cada aula), além de exercícios complementares compostos entre 5 e 10 questões com respostas e comentários para cada aula.
O secretário de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, reforçou que mais de 180 mil estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas da rede pública estadual do Amazonas e de todo o Brasil, além de alunos egressos, concurseiros e qualquer pessoa que deseja uma vaga no ensino superior, podem acessar a plataforma gratuitamente.
“A vantagem é que o aluno que não tenha acesso a um cursinho preparatório para vestibulares ou para concursos vai ter acesso a esse conteúdo, porque o cursinho tem os macetes, as dicas e nesse material vai ter. Esse material vai ser construído de acordo com os cursinhos preparatórios. O aluno vai ter a possibilidade de ter aulas de qualidade de cursinho on-line. Os professores em sala de aula vão ter acesso a esse material também para complementar as suas aulas. Todas as pessoas que entrarem e fizerem um pré-cadastro na plataforma vão poder utilizar esse material”, destacou Braga.
Plataforma
O coordenador do projeto, João Batista Gomes, explicou que os conteúdos da plataforma terão atualizações diárias. “Os conteúdos da plataforma serão atualizados diariamente, com novas aulas, novas dicas rápidas e novos exercícios complementares. A plataforma funcionará ininterruptamente, com conteúdo postado para os alunos até à véspera dos três vestibulares: UEA, Enem e Ufam”, disse Gomes.
Ao todo, são mais de 650 videoaulas programadas, com duração de 25 minutos. Além disso, os usuários da plataforma terão acesso a um amplo material didático, com mais de 600 apostilas.
Para garantir assimilação dos conteúdos, estão programadas aproximadamente 6.900 questões complementares e 1.500 dicas rápidas.
“O aluno que seguir os passos da plataforma terá o seu desempenho avaliado a cada sequência de exercícios complementares. De acordo com o desempenho, o sistema vai liberando mensagens de incentivo para que o aluno se sinta motivado”, explicou o coordenador.
Aulas aos sábados - Segundo a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais da SEDUC, Sabrina Araújo, além dos conteúdos disponibilizados na plataforma, os alunos da rede estadual também terão acesso a aulas aos sábados, transmitidas pelo Centro de Mídias de Educação.