Estudantes da rede pública do Amazonas participarão da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia, que acontecerá em Bangkok, na Tailândia
Uma comissão formada por quinze estudantes e professores da rede pública estadual do Amazonas embarca no próximo dia 1º agosto para Bangkok, na Tailândia. Eles foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) e conquistaram a oportunidade de integrar a delegação brasileira que participará da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto.
Dos estudantes selecionados para a competição internacional, seis são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), que garantiram vaga no evento após conquistar medalha de ouro na etapa nacional da competição; três são alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II (CMPM II), que conquistaram medalha de prata na etapa nacional; e outros seis estudantes são também do Ensino Médio, mas da Escola Estadual Lecita Ramos da Fonseca. Eles foram bronze na fase nacional.
De acordo com a gestora da escola Lecita Ramos da Fonseca, Jeane Melgueiros, a participação dos estudantes na competição é reflexo do bom trabalho que vem sendo realizado em prol da educação na unidade de ensino.
“Dar visibilidade ao trabalho empreendido pela escola e pelos professores agrega valores aos estudos e à escola e enche de orgulho a todos que contribuem para a melhoria do ensino no nosso Estado. A escola se enche de orgulho em ver seus alunos se destacando em apenas um ano e dois meses de existência da unidade de ensino e espera que eles façam o melhor trabalho possível na competição”, disse Melgueiros.
Expectativa
Um dos estudantes que viajará para a Tailândia é o aluno da 3ª série do Ensino Médio da escola Lecita Ramos, José Marcos Cabrera Neto, de 16 anos. Para ele, representar o Amazonas na competição é uma honra.
“Quero me esforçar ao máximo, aproveitar a viagem também. A gente está estudando muito. A nossa professora está nos ajudando, resolvendo questões, para que possamos ter um bom resultado. É uma grande honra representar o nosso Estado. É uma coisa muito importante, que pouca gente consegue”, afirmou o jovem.
A jovem Anne Yasmin Teixeira do Nascimento, de 17 anos, também faz parte do grupo que irá para a competição internacional. Finalista do Ensino Médio da escola Lecita Ramos, a estudante espera ter um resultado satisfatório no evento.
“Estou bastante feliz, ansiosa e nervosa. Espero ganhar pelo menos uma medalha, pois estamos nos esforçando muito”, contou a estudante, acrescentando que o apoio dos professores da escola tem sido fundamental na fase final da preparação para a competição, inclusive com aulas extras de reforço.
Competição - A delegação brasileira será composta por aproximadamente 250 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País, que concorrerão, individualmente, em avaliações redigidas em Língua Inglesa.