“O objetivo é alcançar o maior número de leitores, propagar o amor pela leitura”
Podemos observar que cada vez mais os professores vêm valorizando as práticas de leitura em sala de aula, variando sempre as atividades da leitura e favorecendo a fluência na pronúncia e na compreensão de textos que são oferecidos durante as atividades pedagógicas.
O trabalho com a leitura parece estar em um novo “tabuleiro” nas escolas nos últimos anos, e com isso, os professores compreendem e observam a importância da leitura em suas diferentes categorias: leitura do professor, leitura do aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros. Ler e estudar é apreciar um texto, atribuindo um sentido, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar e o conhecimento para outras áreas da vida. Isso são ações que as escolas podem desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias, e é exatamente assim, que a professora Cláudia Maria Lima de Abreu, 41 anos, da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, localizado na Cidade Nova, Zona Norte Manaus, começou a estimular a leitura e conhecimento de seu alunos, criando o projeto “Para Ler e Gostar é Só Começar”.
“O projeto visa resgatar os alunos da evasão e da falta de informação, onde o objetivo é alcançar o maior número de leitores e propagar o amor pela leitura. A importância é fazer com que os alunos percebam o que a leitura pode contribuir em outras coisas, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades que valorizam o senso crítico e a formação humana integral do nosso aluno”, disse a professora Cláudia Maria.
Foi desenvolvendo pesquisas sobre o hábito de leitura dos alunos e quais as obras que os alunos gostariam de ler, que a professora desenvolveu um cronograma de trabalho, contando com a ajuda dos pais e dos alunos, tendo como interação maior com a leitura, fazendo os estudantes conhecerem essas obras, biografias dos autores e curiosidades. Daí então, é iniciado o período de leitura, destacando sempre o uso dos dicionários quando necessário, com isso, faz com que os alunos fiquem sedentos a conhecer mais livros de diferentes gêneros.
Após o término das leituras das obras, análise, discussões e debates, os alunos se preparam para as apresentações às comunidades escolares, firmando o objetivo que é: resgatar mais e mais leitores com as rodas de leitura.
Preparar um aluno para a leitura envolve muito mais além do que ter um bom português, ou uma boa dicção, a leitura vai bem mais. Prepara para a vida, adquire conhecimentos e olha além, buscando sempre a informação e a realidade da vida. Educação é, além de educar, pensar para promover as ações.