Secretários Adjuntos de Educação do Amazonas participam de debate sobre a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio
Os secretários executivos adjuntos do Interior e Pedagógico, João Félix e Ana Cássia Marinho, e o técnico da Gerência do Ensino Médio, Antônio Menezes, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), estiveram presentes na reunião realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo.
O evento aconteceu na última semana e na ocasião também estiveram presentes os secretários estaduais de educação e técnicos das secretarias de todo o País para apresentar a proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, que avança em processo de construção pelo MEC.
De acordo com o Secretário do Interior, João Félix, o que se busca hoje é a interdisciplinaridade dos conhecimentos. “No contexto atual o Ensino Médio trabalha com as disciplinas que são independentes. A proposta da nova base curricular é para reformular essa modalidade de ensino, em que os conteúdos sejam por área de conhecimento”, disse.
A iniciativa é que os estados e municípios possam participar do processo de construção da BNCC do Ensino Médio, assim como tem acontecido desde o início do processo de construção do documento que já teve a parte referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental homologada pelo MEC.
“Estamos intensificando nosso planejamento para implementação da Base Nacional do Ensino Médio, mesmo que a homologação da base do ensino médio ainda não tenha acontecido”, explica o técnico da SEDUC Menezes.
Como proposta para as secretarias de educação do Brasil, o Ministério da Educação, Consed e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), propõem um debate sobre a BNCC no mês de março, em todas as redes e escolas públicas e privadas do país.
Para a Secretária Pedagógica da SEDUC, Ana Cássia, a secretaria está focada para a implementação da base nacional. “Estamos trabalhando em cima das competências que a base exige. Vamos realizar o dia “D” para conhecimento, discussão, e mostrar aos professores, gestores a nova propostas da BNCC”, disse.