Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Alunos do IEA realizam exposição de fotografias na Usina Chaminé

Alunos do Núcleo de Artes do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), do 6º e 7º ano de Ensino Fundamental, estão com exposição até o dia 2 de fevereiro, de seus trabalhos fotográficos do projeto “Minha cultura, meu maior patrimônio”. A exposição acontece no Centro Cultural Usina Chaminé, Centro de Manaus, e é aberta ao público. O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na qual desenvolve e apoia projetos de pesquisas científicas e tecnológicas. Uma exposição de 30 obras que descrevem um olhar cuidadoso dos alunos para os patrimônios históricos de Manaus, como o Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Palácio da Justiça, entre outros. A professora de artes, que é coordenadora do projeto, Denise Rodrigues, conta que buscou transmitir uma relação de valorização e zelo pelos patrimônios históricos para seus alunos do núcleo de artes. “A exposição ‘Minha cultura, meu maior patrimônio’ é o resultado de uma soma de esforços, onde o olhar das crianças e jovens envolvidos se modificou através da educação patrimonial”, enfatiza Denise, ao destacar o apoio e incentivo da gestora do IEA, a professora Carla Lima, para a realização do projeto. Processo - Para a realização do projeto, os alunos, que têm entre 10 e 14 anos, passaram por quatro estratégias metodológicas: leitura e observação; de registro; exploração, e por fim, apropriação (que é a exposição fotográfica). O projeto tem objetivo de estudar os patrimônios e materiais do centro histórico de Manaus a partir da perspectiva artística, educação patrimonial e alfabetização científica, contribuindo para a valorização da cultura. Aluna - A aluna, Leika Walesca Silveira, 11, conta a sensação de ver suas fotos em exposição. “Quando eu vi minhas fotos expostas na Usina Chaminé fiquei muito feliz, pois várias pessoas gostaram e me elogiaram. Para mim foi muito gratificante”, disse Leika. Programa PCE – O Programa Ciência na Escola (PCE), é uma parceria da Fapeam com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), na qual tem como coordenadora a professora, Simara Couto. O programa contribue no desenvolvimento de pesquisa científica na Educação Básica, incentiva às escolas a busca do conhecimento, a inovação e a criatividade de novos talentos. “O projeto da professora Denise representa muito bem isso, quando instiga seus alunos através do contato direto com o objeto de pesquisa, orientando-os a reescrevê-lo a partir das impressões desses cientistas juniores. A professora está de parabéns por oportunizar aos seus alunos o contato com o belo através da expressão particular do olhar fotográfico”, afirma. Exposição – As obras dos alunos estão em exposição de terça à sexta, até o dia 29 de dezembro, de 9h às 13h. A partir de 2 de janeiro a 2 de fevereiro, a exposição será das 13h às 17h, com entrada gratuita na Usina Chaminé, localizada na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro de Manaus. Solidariedade - Logo após o período de exposição, a coordenadora, com aprovação dos alunos, irá leiloar as obras e o recurso arrecadado servirá para ajudar o abrigo “Coração do Pai”, localizado no bairro do Japiim 2, Zona Sul de Manaus, que atende crianças até 13 anos e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Parceiros – O projeto conta com o apoio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Instituto de Educação do Amazonas (IEA); as secretarias Estadual e Municipal de Educação (SEDUC e Semed); Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e o incentivo da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).   Alunos Pesquisadores Juniores (IEA):
  • Anna Grasiella Carvalho
  • Dawylla Eslanny De Paula
  • Jose Xavier Maia Neto
  • Leika Walesca Silveira
  • Marcella Wolfart-Couto
  • Marco Ruas
  • Marechal Trindade De Souza
  • Naiana Dos Santos Batista
  • Pedro Kelvin Caiado
  • Rayandra Lara Paz
  • Rebeca Elainy Celestino
  • Saulo Onyw Lima