Mais de 55 mil alunos são beneficiados com serviços odontológicos por meio do programa ‘Sorriso nota 10’
Uma ação, aliando educação e saúde bucal, está beneficiando os alunos da rede estadual de ensino graças à parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e o grupo Bringel, com o programa “Sorriso nota 10”, na qual carretas odontológicas, percorrem as unidades de ensino levando orientações quanto à saúde bucal e tratamento odontológico gratuito aos alunos e docentes da rede. Até o início deste mês, mais de 55 mil alunos foram atendidos em 18 escolas, conforme informou o titular da SEDUC, professor doutor Arone do Nascimento Bentes.
Dentre os serviços disponíveis estão: profilaxia, aplicação de flúor, extração de dente, restauração e avaliação para constatar a necessidade de algum atendimento de alta complexidade e assim, indicado para um centro de atendimento de referência. Além do atendimento clinico-odontológico, com profissionais devidamente equipados e preparados, há uma palestra para enfatizar a importância da educação bucal, ensinando e orientando os alunos a ter essa preocupação.
[caption id="attachment_13144" align="aligncenter" width="600"] Os alunos são atendidos no horário de aula, passam por uma triagem e tem o acompanhamento necessário para a realização do procedimento (Foto: Indira Queiroz/SEDUC)[/caption]
“Os professores, alunos e servidores da escola são atendidos de acordo com a rotina da escola. O programa se adequa, e é composto de ações de prevenção, onde especialistas de saúde bucal vão até à sala de aula, fazem palestras de sensibilização e identificam alunos que precisam de atendimento clínico. Esse atendimento é feito na hora e é uma oportunidade de serem atendidos sem precisar enfrentar filas, nem gasto adicional”, enfatizou o coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), Raimundo Corrêa de Oliveira.
“O programa é de suma importância porque os alunos estão sendo atendidos com todo carinho e atenção, essa equipe é nota 10. Eles dão atenção para os alunos, fazem a triagem, conversam com alunos, fazem palestras, e os alunos estão sendo atendidos dentro do ambiente escolar, sem ter perdas, pois o cronograma é bem organizado e os professores também ficaram muitos felizes com o atendimento”, completou a gestora da Escola Estadual Daisaku Ikeda (CDE 5), Irenilde Lasmar de Oliveira.
EETI Lecita Fonseca Ramos
Dentre as unidades de ensino beneficiadas, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI), Lecita Fonseca Ramos, localizada no Igarapé do Passarinho, Zona Norte de Manaus, recebeu os serviços odontológico atendendo 500 alunos da escola.
A coordenadora técnica do Sorriso Nota 10, Roseane Costa, destacou que o atendimento vai se estender para todas as escolas da Rede, incluindo aquelas que estão em calendário especial. “Apresentamos palestras sobre a prevenção de doenças bucais, aplicamos as técnicas e o atendimento propriamente dito, como a exodontia, raspagem, profilaxia, entre outros”.
Os dentistas que atendem na carreta são profissionais já formados, que passaram por uma avaliação e um processo seletivo. Para a odontóloga Nayana Bruna, 31, a gratidão de ver a alegria no sorriso dos alunos resume o seu sentimento em relação ao serviço prestado. “Há muitos que nunca foram ao dentista, então, quando eles entram na carreta, dizem: ‘ai que bom’. A gratidão deles é o maior aprendizado para gente, pois o trabalho da carreta é muito importante e como tem muitas crianças que nunca foram ao dentista, a prevenção é sempre melhor do que tratar. A gente consegue tratar, ensinar a cuidar”, frisou a dentista.
[video width="640" height="360" mp4="http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/sorisso-10.mp4"][/video]