Natural do município de Maués, estudante amazonense conta a experiência de participar de intercâmbio do Programa Jovens Embaixadores, nos Estados Unidos
O estudante amazonense Jefferson Caleb Santos de Souza, 17, foi um dos 50 jovens brasileiros selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2017 e teve a oportunidade de participar de um intercâmbio de três semanas em Washington, nos Estados Unidos. Ex-aluno da rede estadual, Jefferson, que é natural do município de Maués (distante 356 quilômetros de Manaus), conta que a experiência do intercâmbio foi única em sua vida.
“Todo jovem da capital e do interior tem o sonho de conhecer uma realidade diferente, de fazer essa troca de experiências, esse intercâmbio, só que a grande maioria não têm condições financeiras pra alcançar esse objetivo. Conheci o Programa Jovens Embaixadores e vi nele uma oportunidade de fazer esse intercâmbio e desenvolver um perfil de liderança”, afirmou o estudante, que atualmente cursa o 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/ Campus Maués).
Concorrendo com mais de 18 mil estudantes de todo o Brasil, Jefferson se destacou no processo de escolha do grupo que participaria do intercâmbio tanto pelo domínio da Língua Inglesa quanto pelas atividades de voluntariado que desenvolvia em sua comunidade. A seleção para a escolha dos participantes do programa foi coordenada pela Embaixada dos Estados Unidos, pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e em parceria com organizações públicas e privadas, entre elas o Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (ICBEU).
Em 2016, Jefferson concorreu a uma vaga no programa, mas não foi classificado. Foi a persistência que levou o jovem estudante a não desanimar e tentar novamente na edição de 2017 do programa.
“Por eu participar de atividades de voluntariado na minha igreja e na escola, percebi que estava elegível para concorrer a uma vaga no programa. Tentei pela primeira vez em 2016, mas não fui classificado e tentei novamente na edição de 2017. Foi quando eu fui escolhido entre os 50 jovens de todo o país”, explicou o estudante, que é ex-aluno da escola estadual São Pedro, em Maués.
Intercâmbio
Na primeira parte do intercâmbio, os estudantes viajaram para Brasília, de onde embarcaram para a capital norte-americana. Para o estudante, o intercâmbio teve início ainda no Brasil, quando os jovens de diferentes partes do País puderam se encontrar e entrar em contato com realidades distintas.
[caption id="attachment_12349" align="aligncenter" width="600"] O estudante amazonense Jefferson Caleb Santos de Souza, 17, foi um dos 50 jovens brasileiros selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2017 e teve a oportunidade de participar de um intercâmbio em Washington, nos Estados Unidos.[/caption]"O primeiro intercâmbio que nós tivemos no Programa Jovens Embaixadores foi no Brasil, pois quando nos encontramos em Brasília, nos deparamos com diferentes realidades, diferentes visões de mundo, diferentes gírias e sotaques e esse já é um intercâmbio maravilhoso porque é dentro do nosso próprio País”, contou.
Em Washington, Jefferson, assim como os demais estudantes brasileiros e ficaram hospedados na casa de famílias norte-americanas. Essa experiência, para o aluno amazonense, foi algo muito positivo, que lhe trouxe ainda mais conhecimento.
“Uma coisa é você ir para os Estados Unidos e se hospedar em um hotel, com outros brasileiros, outra é você ir para a casa de uma família norte-americana, tendo a oportunidade de fazer uma imersão mais profunda na cultura norte-americana, nos costumes, na alimentação e no idioma. Foi uma oportunidade única de treinar as minhas habilidades na língua inglesa e, ao mesmo tempo, poder conhecer uma cultura diferente. Dessa forma, pude aprender muito mais e sou muito grato por isso. Fui recebido como um membro da família”, relembrou Jefferson.
Como parte das atividades do programa, o estudante participou de reuniões com autoridades do governo dos Estados Unidos e líderes comunitários; visitou escolas e conheceu projetos sociais; participou de atividades de voluntariado e fez ainda uma apresentação sobre o Amazonas.
“Além de conhecer a cultura norte-americana, tivemos a oportunidade de levar um pouco da nossa cultura e na minha apresentação sobre o Amazonas, não deixei de mencionar o ‘Encontro das Águas’, a ponte do ‘Rio Negro’, ‘O parque nacional do Jaú’, o ‘Festival Folclórico de Parintins’ e um pouco sobre a minha cidade”, contou Jefferson.
Voluntariado
Integrante do grupo de voluntariado da igreja que frequenta, o estudante conta que o trabalho que exerce em função de famílias carentes é algo que vai muito além do auxílio material.
“Nos finais de semana, fazemos visitas às residências, distribuímos livros, arrecadamos alimentos para serem doados às famílias carentes. É um trabalho que envolve tanto o auxílio material como a atenção que você dá a essas pessoas, para que elas possam se sentir úteis. Ao mesmo tempo em que você leva a palavra de Deus a essas pessoas carentes, você também tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida delas”, afirmou o estudante, destacando que também participa do Grêmio Estudantil em sua escola e tenta estar sempre atento aos interesses e anseios da comunidade estudantil.
Incentivo
Jefferson, que pretende cursar faculdade de Direito e Letras com ênfase em Língua Portuguesa, está confiante que a experiência vivenciada durante o intercâmbio lhe abrirá muitas portas.
[caption id="attachment_12347" align="aligncenter" width="600"] "O programa Jovens Embaixadores nos abre muitas portas, nos dá muitas oportunidades, nos dá visibilidade e acredito que posso fazer um uso positivo dessa experiência".[/caption]“Pretendo cursar faculdade de Direito e Letras Língua Portuguesa, porque são áreas que eu me interesso bastante, a questão da legislação, da justiça de um modo geral e o idioma, porque acredito que é uma das maiores expressões culturais de um povo. O programa Jovens Embaixadores nos abre muitas portas, nos dá muitas oportunidades, nos dá visibilidade e acredito que posso fazer um uso positivo dessa experiência”, ressaltou.
Para os alunos que também têm o sonho de fazer a experiência do intercâmbio, o estudante afirma que o segredo é acreditar em si mesmo. “É necessário acreditar em si mesmo, pois existem muitas pessoas negativas que dizem que você não vai conseguir e não devemos nos deixar influenciar por essas pessoas. Acredite em você mesmo, mesmo que as pessoas não acreditem”, incentivou Jefferson.