Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes da rede pública estadual são selecionados para participarem da 10ª edição do Parlamento Jovem Estadual

Sensibilizar os estudantes quanto à importância da política e da democracia para a construção de uma sociedade íntegra é a proposta do Parlamento Jovem Estadual, programa coordenado pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Em sua décima edição, o programa está na fase de escolha dos 48 representantes, que terão a oportunidade de conhecer e vivenciar o dia a dia dos deputados estaduais.

As eleições para escolha dos titulares e seus suplentes são realizada desde o início do mês de março e seguirá até o final desse mês de abril. Até o momento, 15 jovens estudantes já foram selecionados para o programa.

Criado pela Resolução Legislativa nº 375/2005, o Parlamento Jovem Estadual é destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da capital e dos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo.

Como parte da escolha dos representantes do programa, feita pelos próprios alunos, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, responsável pela coordenação do Parlamento Jovem Estadual, em visita à unidade de ensino, promove palestras acerca do que é política; politicagem; corrupção; democracia; de que forma são feitas as leis; qual o papel dos deputados, entre outros temas relacionados. O objetivo, segundo o coordenador do programa pela SEDUC, Antônio Menezes, é mostrar aos estudantes como deve ser a conduta de um deputado.

“Nessa fase de palestras e escolha dos representantes, é feito toda uma fase de sensibilização, para que os alunos compreendam o que é política e qual deve ser o comportamento de um deputado estadual. Durante as duas semanas em que os alunos estarão vivenciando as atividades de um deputado estadual, eles deverão, inclusive, elaborar um projeto de lei para melhoria da qualidade de vida da população”, explicou Antônio.

Nas últimas duas semanas do mês de maio, os estudantes participarão de uma jornada de atividades parlamentares, na Escola do Legislativo e no Plenário da Assembleia Legislativa, período em que elaborarão os projetos de lei.

Dos 48 projetos de lei apresentados, após avaliação de uma banca examinadora, quatro projetos serão selecionados e encaminhados à análise da comissão do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), ligada à Câmara Federal em Brasília.

Eleição

Uma das estudantes selecionadas para participarem do Parlamento Jovem Estadual é a aluna da Escola Estadual Roderick Castelo Branco, Sâmia Regina Sarmento. Para ela, que pretende criar um projeto de lei que tenha como temática “a transparência no orçamento escolar”, a experiência será bastante válida.

“Nossa proposta é abordar de que forma é aplicado os recursos financeiros que chegam na escola e que os representantes de turma, assim como os membros do grêmio estudantil, possam atuar juntamente com a gestão da unidade de ensino. Já fui representante de turma e sempre gostei de política, por isso acredito que essa experiência será bastante positiva”, afirmou Sâmia, cuja suplente no Parlamento Jovem Estadual será a estudante Layane Toscano.

Alunos das escolas estaduais Maria da Luz Calderaro (Redenção), Jorge Karam (Tancredo Neves), Roderick Castelo Branco (São José IV), João Bosco Pantoja Evangelista (Compensa), Estelita Tapajós (Educandos), Ângelo Ramazzotti (Adrianópolis) e do Centro de Educação de Tempo Integral Izabel Desterro e Silva (Iranduba), também foram alguns dos selecionados para o programa.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget