Baseados em obras das literaturas amazonense e inglesa, estudantes da rede pública estadual promovem Feira de Linguagens
Do poeta amazonense Thiago de Mello ao universo das obras da escritora britânica J. K. Rowling. Dessa forma, foi conciliando as literaturas amazonense e inglesa que a Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva, localizada no bairro Alvorada, Zona Centro-oeste de Manaus, promoveu, nesta quarta-feira (29), a sua I Feira de Linguagens.
O evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que protagonizaram apresentações de dança e música regionais; declamação de poemas; além da exposição de best-sellers famosos que ganharam vida nas telas do cinema.
[caption id="attachment_12279" align="aligncenter" width="600"] Os alunos, coordenados pelo professor da disciplina de Artes, fizeram apresentações de dança e músicas regionais.[/caption]Segundo a professora de Língua Portuguesa da escola e uma das coordenadoras do evento, Jeanne Souza, a realização da feira contou com a colaboração dos professores das disciplinas de Artes, Língua Inglesa e Portuguesa. “Na escolha do tema da feira, nós propusemos a literatura amazonense para que os alunos tenham contato com aquilo que é nosso, valorizando a nossa região, além de fazermos uma interdisciplinaridade com a literatura inglesa e, na disciplina de Artes, enfatizar as músicas e danças amazônicas. Foi um trabalho que teve envolvimento e participação de todos”, explicou a professora.
Organizados em salas temáticas, os estudantes fizeram apresentações de obras de importantes escritores amazonenses, tais como: Elson Farias; Aníbal Beça; Thiago de Mello; Milton Hatoum; Celdo Braga; Luiz Bacellar; e Creuza Barbosa. Da literatura inglesa, os alunos falaram sobre obras como “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (J. K. Rowling), “Frankenstein” (Mary Shelley), “Alice no país das maravilhas” (Lewis Carroll) e “O Hobbit” (J. R. R. Tolkien).
[caption id="attachment_12281" align="aligncenter" width="600"] N Feira de Linguagens, os alunos falaram sobre obras como “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (J. K. Rowling), “Frankenstein” (Mary Shelley), “Alice no país das maravilhas” (Lewis Carroll) e “O Hobbit” (J. R. R. Tolkien).[/caption]De acordo com a gestora da escola, professora Elisângela Guedes, a feira teve como principal proposta a valorização da literatura amazonense, especialmente de escritores que, muitas vezes, não são reconhecidos.
“Sabemos da grandeza do universo literário, mas nessa feira, estamos, principalmente, valorizando a nossa literatura, destacando nomes de importantes escritores amazonenses que são destaque, mas que, muitas vezes, não são reconhecidos. E esse conhecimento é muito válido para os nossos alunos”, afirmou a gestora.
Aprendizado
Para a estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Yasmmyn da Silva Muneymne, 13, a ação lhe trouxe muitos conhecimentos e ajudou a despertar a paixão pela poesia. “A literatura faz parte do nosso dia-dia e ter a oportunidade de resgatar a nossa cultura, a nossa história é uma honra. Além disso, com a atividade, percebi que a poesia me cativou. Foi muito importante pra mim participar dessa feira”, contou a estudante.
Anderson Vicente dos Santos, 11, também aluno do 6º ano, falou sobre a importância da ação organizada pela escola. “Essa atividade foi muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer escritores fantásticos como Aníbal Beça, além de valorizar a nossa cultura de uma forma geral”, avaliou o estudante.
[caption id="attachment_12282" align="aligncenter" width="600"] O aluno Anderson Vicente dos Santos achou muito importante a ação escolar, principalmente pela oportunidade de aprender sobre grandes nomes da literatura amazonense, como Aníbal Beça.[/caption]Atendendo a 700 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) nos turnos matutino e vespertino, a Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva é administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 3, responsável pelas unidades de ensino localizadas nas Zonas Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus.