Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) podem ser feitas até o dia 9 de junho
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) informa à comunidade escolar que estão abertas até o dia 9 de junho as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para participar, os estudantes devem estar cursando o Ensino Médio (2º ou no 3º ano) ou técnico (2º, 3º ou 4º ano) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.
Segundo o manual de procedimentos do PJB, os estudantes interessados em participar deverão elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail
Acesse aqui a ficha de inscrição e o manual de procedimentos do PJB 2017.
Para efetivar as inscrições, o estudante deverá enviar a proposta do projeto de lei, juntamente com a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjb; a cópia do documento de identidade válido e legível; termo de autorização do responsável, assinado, caso o aluno tenha menos de 18 anos (também disponível no site acima) e a declaração de que o estudante está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, constando o ano que está cursando.
A escolha dos 78 estudantes acontecerá durante um evento realizado entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados.
Processo seletivo
O processo seletivo do PJB tem duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas Secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.
Na pré-seleção dos projetos, a Secretaria de Educação de cada estado coordenará de forma autônoma o processo de análise e escolha dos melhores projetos de lei inscritos, utilizando as estratégias de seleção que julgar mais convenientes, mas atendendo a todas as diretrizes gerais e critérios estabelecidos pela Câmara dos Deputados.
Na seleção final realizada pela Câmara dos Deputados, os projetos de lei serão analisados e classificados pelos servidores da área legislativa de acordo com os seguintes critérios: originalidade; justificativa da proposição; clareza, precisão e ordem lógica; relevância/mérito da proposição para a sociedade; adequado uso da modalidade escrita; proposição de âmbito nacional/federal; e técnica legislativa (adequação ao gênero textual).
PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.