Com o projeto Ajuri, Escola Estadual Dorval Porto prepara estudantes para as provas do vestibular
Expondo temas diversificados da atualidade, a Escola Estadual Dorval Porto, localizada no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, promoveu nesta quarta-feira (21), mais uma edição de sua feira de ciências. A ação faz parte do projeto “Ajuri”, que neste ano contou com apresentações de temáticas trabalhadas nas disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
O projeto Ajuri é uma referência à palavra de origem indígena que significa “um trabalho feito em conjunto, em mutirão” e, a cada ano, trabalha interdisciplinarmente, os principais temas em cada disciplina, segmentadas por área de conhecimento. Neste ano, com foco nas disciplinas da área de ciências humanas, o projeto esteve centrado na temática “o homem como agente transformador da sociedade”.
[caption id="attachment_10851" align="aligncenter" width="600"] As apresentações foram avaliadas por professores de várias disciplinas.[/caption]O projeto interdisciplinar, segundo o coordenador e idealizador, professor Joel Almeida, surgiu no ano de 1999 e contava com atividades apenas na disciplina de literatura. Em 2006, o professor Joel, que é docente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sugeriu que o projeto fosse reinventado, passando a ser interdisciplinar.
“O projeto iniciou apenas como uma feira literária e depois de alguns anos nesse formato, tivemos a ideia de ampliar o projeto, trabalhando com disciplinas de outras áreas do conhecimento. O objetivo desse trabalho é também preparar os nossos estudantes para as provas do vestibular, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que trabalha transversalmente temas das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, ciências exatas, entre outras”, explicou o professor Joel Almeida.
Divididos em salas temáticas, os estudantes do ensino médio da escola Dorval Porto, organizaram apresentações com os seguintes assuntos: Capitalismo x Socialismo; Globalização; O desmatamento na Amazônia; As transformações da juventude; A Revolução Industrial; O homem como um ser sócio-histórico; As grandes construções do mundo; A descoberta do fogo; e A revolução tecnológica. Os temas foram apresentados no turno da manhã.
No turno vespertino, os estudantes as apresentações serão centradas nos temas: A evolução dos computadores; As consequências das duas grandes guerras mundiais; Os grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles; O poder da Igreja na Idade Média; Desenvolvimento sustentável e energias renováveis; Japão: poder reconstrutivo e tecnológico; O período áureo da borracha.
À noite, os estudantes darão destaque ainda para a Ditadura Militar e para a Zona Franca de Manaus.
Prestigiando o evento, a coordenadora do Distrito de Educação 2 da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Mirian Verdes, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola estadual Dorval Porto. “Esse é uma grande iniciativa, que busca favorecer ainda mais o aprendizado dos estudantes, preparando-os para as provas do vestibular e Enem. Projetos como esse mostram que a Secretaria está empenhada em garantir uma formação de qualidade para os nossos jovens”, afirmou a coordenadora.
[caption id="attachment_10852" align="aligncenter" width="600"] A coordenadora do Distrito de Educação 2 da SEDUC, Mirian Verdes prestigiou o evento.[/caption]Preparação para o vestibular
Um dos focos do projeto Ajuri, de acordo com a estudante do 2º ano do ensino médio da escola Dorval Porto, Jéssica Vitória Borges, 15, é a preparação para as provas do vestibular. “Com esse projeto, tivemos a oportunidade de pesquisar com profundidade, sobre temas muito importantes que possivelmente estarão nas provas de vestibular e Enem. Além de aprender em sala de aula, podemos ainda socializar com os nossos colegas o aprendizado que adquirimos”, afirmou a estudante.
O estudante do 3º ano do ensino médio, Gabriel Vinícius Campos de Oliveira, 17, acredita que o projeto é inovador, por retratar de formas diferentes, assuntos que estão a todo tempo sendo citados na mídia, como a constante evolução da tecnologia. “Fazendo uma pesquisa acerca da evolução dos jogos eletrônicos, pude perceber o quanto a tecnologia se faz presente em nosso dia-dia e com esse projeto, fazer esse estudo foi muito simples e dinâmico. Além disso, esse tema, assim como os demais trabalhados durante a feira, servirá como uma ferramenta a mais de aprendizado e de preparação para o vestibular”, contou Gabriel.
[caption id="attachment_10853" align="aligncenter" width="600"] A Revolução Industrial foi um temas apresentados pelos estudantes.[/caption]Ao final de cada apresentação, professores de outras turmas também avaliaram os estudantes e organizaram debates acerca das temáticas abordadas.
Administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), a escola estadual Dorval Porto pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 2 e é responsável pelo atendimento a estudantes do Ensino Médio das comunidades dos bairros Crespo, São Lázaro, Betânia e Raiz. Atualmente, a escola atende a mais de mil estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno.