Projeto “Festival Temático de Trânsito” leva noções de educação no trânsito a estudantes da rede pública estadual
Educação para o trânsito. Esse tem sido o foco principal do projeto Festival Temático de Trânsito (Fetran), que busca sensibilizar estudantes, professores e a comunidade escolar em geral quanto à importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Na Semana Nacional do Trânsito, para socializar as práticas que vem sendo desenvolvidas nas escolas estaduais, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) promoveu, na manhã desta terça-feira (20), a Mostra Intersetorial do Projeto Festival Temático de Trânsito. O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
A ação foi executada pela SEDUC, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal do Estado do Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), além do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM).
[caption id="attachment_10840" align="aligncenter" width="600"] Estudantes confeccionaram maquetes e placas de sinalização que mostravam cidades com um trânsito seguro.[/caption]A programação contou com atividades diversificadas que fazem parte do cotidiano dos estudantes, como teatro, exposição de maquetes, declamação de poemas, apresentações de dança e música, cartazes, entre outras. As apresentações buscaram enfatizar a importância de adotar hábitos simples e favoráveis no trânsito, como utilizar o cinto de segurança e obedecer a sinalização, a fim de os acidentes por imprudência possam ser evitados.
De acordo com a coordenadora do projeto na SEDUC, Alessandra Pacheco, as ações têm por objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar a respeito das ações que podem ser adotadas para minimizar os índices de acidentes no trânsito, uma vez que os estudantes podem atuar como multiplicadores dessas informações positivas. Essas ações são desenvolvidas por meio de atividades pedagógicas que incluem transversalmente a temática do trânsito”, explicou a coordenadora.
Neste ano, o projeto atende mais de 4,3 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas estaduais Diana Pinheiro (Educandos); Djalma Batista (Coroado); Vicente Teles (São Geraldo); Ernane Nascimento (Gilberto Mestrinho); Garcitylzo do Lago e Silva (Tarumã) e Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (Centro).
[caption id="attachment_10841" align="aligncenter" width="600"] Com a temática educação para o trânsito, os estudantes apresentaram músicas, danças e teatro.[/caption]O chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal, Gerson Silva, destacou a importância das ações junto às escolas estaduais. “Os estudantes, desde o ensino infantil até o nível médio, podem atuar como multiplicadores de informações positivas em relação ao trânsito e como os fiscais da Polícia Rodoviária não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o projeto passa a ser uma ferramenta que leva a essas crianças e jovens noções de educação para o trânsito e direção defensiva, a fim de que eles possam policiar os motoristas com quem eles convivem”, afirmou Gerson Silva.
Aprendizado
Para o estudante do 1º ano do ensino médio da escola estadual Garcitylzo do Lago e Silva, Gabriel Oliveira, 16, o projeto é muito importante porque a segurança no trânsito depende da cooperação de todos. “Esse projeto me trouxe muito conhecimento, porque o trânsito está ao nosso redor e é responsabilidade de cada um adotar atitudes que possam garantir a segurança. A maioria dos acidentes que acontecem hoje são ocasionados por imprudências dos motoristas, então acredito que se houver mais responsabilidade, mais vidas poderão ser salvas”, contou o estudante.
[caption id="attachment_10842" align="aligncenter" width="600"] "A maioria dos acidentes que acontecem hoje são ocasionados por imprudências dos motoristas, então acredito que se houver mais responsabilidade, mais vidas poderão ser salvas", Gabriel Oliveira, aluno do 1º ano do Ensino Médio da escola Garcitylzo Lago e Silva.[/caption]A programação foi marcada pelas dramatizações “O dia em que as placas falaram”, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; “Alto do julgamento”, da escola estadual Djalma Batista; “Atravessar o sinal”, da escola Ernane Nascimento e o “Coral Educação no Trânsito”, da escola Diana Pinheiro.