Seduc investe na qualificação de professores
Durante todo o ano professores, gestores, pedagogos e apoios pedagógicos, da capital e do interior, são constantemente qualificados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa de Formação de Professores, que é coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e pela Gerência de Ensino Fundamental. As atividades de qualificação estão previstas para serem realizadas ao longo de todo o ano de 2016.
Para a realização do programa, o Deppe conta com o apoio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas para a transmissão dos conteúdos aos municípios do interior do Estado.
Durante as formações, que vêm sendo feitas desde o início do ano letivo, são levadas sugestões para os professores de como iniciar o ano e, nas atividades mais específicas, são apresentadas novas metodologias e ferramentas para o ensino de um componente específico. As formações são realizadas com todos os níveis de ensino e modalidades, como Fundamental 1 e 2, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Avançar nos 1º e 2º segmentos. “Nós levamos as sugestões de como os professores deveriam iniciar o ano letivo e partir daí começaram as formações específicas para os especialistas mesmo. Por exemplo, na Matemática, temos uma formação específica para os professores desse componente, assim como na Língua Portuguesa e outros componentes, voltados para novas metodologias e ferramentas de ensino. Praticamente já fizemos algumas formações com todos os componentes e em todos os níveis e modalidades”, explicou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais, Roberta Prestes.
A diretora disse ainda que o principal foco das formações são os professores, mas que os pedagogos, gestores, coordenadores regionais e distritais também participam das formações, principalmente os do interior. “Temos conversado mensalmente com os pedagogos dos municípios do interior, gestores, coordenadores regionais, com os apoios pedagógicos para que eles fiquem informados já que na capital é mais fácil deles receberem as informações. Nós temos um cronograma de reuniões mensais com os coordenadores pedagógicos da capital em que são passados todos os informes e todas as capacitações são acertadas e definidas com eles nessas reuniões, com os municípios do interior nós fizemos um cronograma de transmissões via Centro de mídias e nesses encontros nós os colocamos a par dos acontecimentos e de quais são as políticas que estão sendo executadas, como estão as discussões das políticas a nível nacional e orientando a questão pedagógica”, contou.
As formações ocorrerão durante todo o ano, porém foi definido inicialmente o cronograma do primeiro semestre. Estão sendo trabalhados os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) para todos os níveis de ensino e modalidades. Todos os professores das escolas da rede pública estadual da capital e interior podem participar das formações.
A diretora do Deppe, Roberta Prestes, disse que os benefícios das formações são inúmeros. “Nós já vimos os professores postando as oficinas realizadas com os alunos. Eles já estão reproduzindo com os estudantes as formas lúdicas e as novas metodologias”, ressaltou.
Para a gerente do Ensino Fundamental I, Nelyzabel Barros, com as formações foi possível unificar a educação básica e oferecer as formações em outros componentes além de Língua Portuguesa e Matemática. “Nós conseguimos unificar toda a educação básica, realizamos formação tanto para o ensino fundamental I, II, Ensino Médio, EJA e avançar em todos os segmentos. Percebemos uma interação maior da parte dos professores, eles ficam mais motivados e sentem necessidade de formação. Antes fazíamos mais formação de Língua Portuguesa e Matemática e agora trabalhando com ciências humanas e ciências biológicas, podemos perceber a felicidade deles quando entramos com uma formação de história, por exemplo. É importante trabalhar todos os componentes e agora estamos tendo a oportunidade de trabalhar com todos eles e isso com o apoio de todo o Deppe, Centro de Formação e do Centro de Mídias”, destacou.