Escolas da rede pública estadual conquistam sete medalhas na Copa Norte e Nordeste de Badminton, na Paraíba
Representando a rede pública estadual do Amazonas, o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elisa Bessa Freire e a escola estadual Cacilda Braule Pinto, participaram, na última semana, da 2ª Copa Norte e Nordeste de Badminton. Realizada em João Pessoa, na Paraíba, a competição esportiva rendeu às equipes do Amazonas um total de sete medalhas.
Organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e pela Federação de Badminton do Estado da Paraíba (FEBAPB), o evento aconteceu entre os dias 26 e 29 de maio. O Estado do Amazonas participou pela primeira vez da competição por meio da Federação Amazonense de Badminton (FAMBd).
Participando de forma inédita da competição, as equipes do Amazonas disputaram sete semifinais e três finais, conquistando sete medalhas, sendo quatro de bronze e três de prata. Os títulos foram conquistados nas seguintes categorias: disputa simples feminina, dupla feminina, dupla mista, disputa simples masculina e dupla masculina.
A delegação dos atletas contou com a participação dos estudantes Elielson Nunes, Mahele Nunes, Alessandra Gomes, Vitor Vinícius, Gabriel Lyon, Francisco Brigido e Lucas Manuel. Os atletas foram acompanhados pelos professores Nilma Menezes do Ceti Elisa Bessa Freire e Fernando Taffarel da escola estadual Cacilda Braule Pinto.
De acordo com o coordenador de Educação Física do Distrito de Educação 5, responsável pela coordenação das duas escolas, professor Jorge Lelis, o resultado final da competição foi muito positivo, retratando o esforço dos estudantes. “Pela primeira vez participando de uma competição nacional, os nossos alunos não se intimidaram diante de outras equipes que praticam o esporte há mais tempo. Participar deste evento abriu proporções gigantescas para nós, pois o badminton tem se tornado uma referência para as nossas escolas da zona leste de Manaus. Isso é resultado do trabalho de incentivo ao esporte que vem sido trabalhado pelos nossos professores junto aos nossos jovens”, afirmou o professor.
Participação
O professor de Educação Física e técnico da escola estadual Cacilda Braule Pinto, Fernando Taffarel, que conquistou o terceiro lugar na dupla masculina juntamente com seu aluno, Lucas Manuel, afirmou que o momento foi oportuno para a troca de experiências e de conhecer o nível das equipes de outros estados brasileiros.
“Por meio do evento adquirimos experiência, pois tivemos contato com as equipes dos demais estados, conhecendo novas técnicas. Foi um resultado muito importante para toda a nossa equipe”, contou.
Para a professora de Educação Física do Ceti Elisa Bessa Freire, Nilma Menezes, participar da competição fez com que os alunos evoluíssem como atletas. “Eles tiveram a oportunidade de evoluir em todos os níveis, adquiriram experiência e puderam se tornar não só bons atletas, mas também pessoas melhores, porque é isso que o esporte proporciona para nós”, explicou Nilma Menezes.