Seduc e SSP discutem providências para aprimorar a segurança da comunidade escolar
Com o objetivo de discutir estratégias visando aprimorar a segurança no perímetro das escolas públicas amazonenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estabelecerão parceria com a perspectiva de aprimorar a segurança da comunidade estudantil e docente.
O estudo de prioridades e as medidas desta nova etapa de parceria institucional foram discutidos, em reunião, pelo secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima e pelo ouvidor geral da Secretaria de Segurança Pública, Aloísio Paes.
A reunião contou com a participação, também, de representantes da comunidade docente e estudantil.
De acordo com o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, as medidas discutidas e que devem ser postas em prática já nas próximas semanas, configuram-se como uma estratégia projetada pelas entidades do Governo do Estado, para garantir maior segurança à comunidade escolar. “A integração entre os segmentos de Educação e Segurança Pública, será a base para a projeção de ações de enfrentamento e prevenção ao crime em áreas do entorno das escolas públicas estaduais”, afirmou o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima.
Atualmente, em Manaus, a rede pública estadual de ensino conta com 232 escolas, localizadas em todas as zonas.
Conforme o ouvidor geral da Secretaria de Segurança Pública, Aloísio Paes, a integração é necessária e contribuirá para a efetividade das providências.
Na reunião realizada entre representantes da SSP, Seduc e da comunidade estudantil e docente, um conjunto de medidas e providências foi discutido e resultará em um plano de ação de enfrentamento e prevenção à criminalidade.
Dentre as providências discutidas, destacam-se: a participação de lideranças escolares nos Conselhos Comunitários de Segurança, que contarão, também, com a presença de delegados e comandantes de Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms); a possibilidade de interligação das câmeras de monitoramento das escolas com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops); o treinamento de servidores escolares para a percepção do uso e porte de drogas; providência de concertinas nos muros escolares; integração da totalidade dos gestores escolares com o comando policial dos bairros, dentre outras.
Participaram, também, da reunião técnica, a secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim e o ouvidor da Seduc, Ricardo Henrique Soares.