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Projeto desenvolvido pela escola estadual Dulcinéia Varela é apresentado em evento científico da Ufam

Desenvolvido pela escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela, projeto de iniciação científica foi apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas da Ufam.

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concluiu na última sexta-feira, dia 23 de outubro, sua 3ª Semana de Ciência e Tecnologia. A atividade acadêmica teve a participação da escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, que apresentou, nos três dias do evento, o projeto “Modelagem Pluviométrica em Manaus: um estudo de caso utilizando o software Geogebra no Ensino Médio”. Desenvolvido na própria escola, localizada no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, o projeto é coordenado pelo professor de matemática, Luiz Carlos França e está integrado ao Programa Ciência na Escola (PCE), que se trata de um programa de iniciação científica que conta com financiamento do Governo do Estado, sendo coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A metodologia do projeto escolar é baseada no software Geogebra, que é um recurso tecnológico desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática. “Este software reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Sendo assim, tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si”, explicou o professor Luiz Carlos França. IMG_5336 De acordo ainda com o professor, a ideia de criar o projeto surgiu no decorrer de sua participação no programa de Pós-Graduação em Matemática lançado pelo Governo do Estado e que está sendo viabilizado pela Seduc em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “No decorrer do curso fizemos o estudo e uso deste software (Geogebra) e para contribuir com o ensino da matemática na escola em que leciono, decidi por utilizá-lo no ensino médio”, contou o professor. O projeto conta com a participação de seis alunos, sendo cinco bolsistas e uma assistente, acadêmica do curso de Química da Faculdade Fametro. Os alunos participantes foram selecionados tendo como critério o desempenho diferenciado na disciplina de Matemática. O gestor da escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, Ivan Batista, destacou, também, a importância do projeto como atividade preparativa para a inserção dos estudantes no ensino superior. “É um projeto eficaz que leva os jovens a associar a Matemática com o seu dia a dia. É também um recurso pedagógico útil para melhor prepará-los para as avaliações de acesso às universidades”, concluiu.
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