Investindo em projetos, escola estadual Bom Pastor consegue zerar a taxa de abandono entre alunos
Para incentivar a maior participação dos pais e responsáveis pelos estudantes no cotidiano escolar e também para apresentar à comunidade seus indicadores educacionais, a escola estadual Bom Pastor, localizada no bairro do Crespo, zona sul de Manaus, realizou o “Dia da Família na Escola”.
No "Dia da Família na Escola", foram apresentados, também, os índices de aprovação e abandono, que indicam evolução no ensino. Apresentado aos presentes pelos próprios alunos, os indicadores de aprovação escolar revelaram que escola evoluiu de 93% no ano de 2011 para 98% nos anos de 2012 e 2013. O abandono escolar, por sua vez, foi extinto, decrescendo de 3% (em 2011), 0% em 2013.
Na ocasião, também foram divulgados os indicadores educacionais da unidade de ensino, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que evoluiu de 4,4 (registrado no ano de 2009), para 5,8 (registrado em 2013).
A comunidade presente também constatou que os indicadores da escola são igualmente positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Amazonas (Ideam), no qual a instituição registrou a média 4,9 no ano de 2012 e 5,5 no ano de 2014.
De acordo com a gestora da escola, professora Tereza Mar, a família exerce um papel primordial nas atividades e resultados da escola. “Este foi um momento muito importante, pois reunimos toda a comunidade escolar com o objetivo de divulgar nossas ações, projetos e metas. Todos os anos realizamos esse evento e a participação dos pais e familiares é sempre bastante positiva”, avaliou a gestora.
Reconhecimento
Para Keila Roberta Oliveira, mãe de uma estudante do 3º ano, a qualidade do ensino na escola tem se tornado referência na comunidade. “Estou muito satisfeita com o nível do ensino aqui na escola, principalmente pelos projetos, pelo trabalho dos professores e acima de tudo, por essa integração com a família. É uma escola de referência em nossa comunidade”, afirmou dona Keila.
Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 2 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola, que é responsável hoje pelo atendimento a 302 alunos do ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), nos turnos matutino e vespertino, desenvolve projetos, dentre os quais: “Rede de Letras”, “Mais Educação”, “Literatura e Meio Ambiente”, entre outros.