Governador José Melo inaugura escola estadual Dídimo Soares em Manicoré
O governador José Melo inaugurou nesta segunda-feira, 27 de julho, a escola estadual Dídimo Soares em Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus) e reforçou os investimentos na cidade com o anúncio da construção de um novo Centro de Convivência da Família. O pacote de obras em execução pelo Governo do Estado no município é de R$ 56,6 milhões e atende as áreas de educação, produção rural, saúde e infraestrutura.
Durante a inauguração da Escola Dídimo Soares, o governador reafirmou os compromissos com a cidade. Somente na área de educação, estão sendo construídos um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) e duas escolas indígenas. Primeira cidade a ter o programa estadual de microcrédito Banco do Povo, Manicoré também está recebendo investimentos no sistema viário, na recuperação de vicinais e na construção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Santo Antônio do Matupi.
"Aqui em Manicoré temos investimentos importantes como a estrada do Atininga, o sistema viário da cidade que precisamos concluir, a escola de tempo integral e o centro de convivência da família. São obras estruturantes. E tem o meu velho sonho de transformar os municípios amazonenses em produtores de proteína, criando peixe, e Manicoré é uma das cidades que vai receber o projeto", afirmou José Melo.
Modernizada e ampliada, a escola estadual Dídimo Soares contou com investimentos de R$ 3,4 milhões realizados através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A unidade foi inaugurada por José Melo ao lado do prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, do secretário de Educação, Rossieli Soares, e da secretária de Justiça e Direitos Humanos, Graça Prola, que é filha do patrono da escola.
Segundo o prefeito, a ideia é que a nova escola abrigue cursos profissionalizantes do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). "É uma parceria muito forte com o Governo do Estado. Essa é uma escola belíssima e que vai servir também para os cursos técnicos do Ceti e fazer convênios com a Ufam para trazer cursos para os nossos jovens que saem das nossas escolas", disse.
Localizada na rua Marechal Deodoro, bairro Santa Luzia, a escola está equipada com 12 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, salas da direção, dos professores, biblioteca, refeitório, cozinha, dois banheiros, quadra poliesportiva coberta, auditório, além de demais espaços administrativos.
Com um corpo docente formado por 18 professores e sete funcionários em seu quadro administrativo, a unidade de ensino atende atualmente a um total de 147 estudantes matriculados no ensino fundamental (2º ao 5º ano), nos turnos matutino e vespertino. A escola desenvolve projetos direcionados à leitura e escrita, além de ações que visam sensibilizar os alunos para a importância da preservação ambiental.
Em Manicoré, os investimentos em execução pelo Governo do Estado contemplam a construção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Maternidade e de uma delegacia de polícia na Comunidade de Santo Antônio do Matupi, onde o Governo também mantém obras para melhorias viárias. O Estado realiza ainda serviços de engenharia de contenção de processos erosivos graves na orla de Manicoré e obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem do sistema viário da cidade e da Estrada de Atininga.
Fonte: Secom