Escolas públicas estaduais promovem consulta pública sobre o Plano Estadual de Educação
Abrindo as portas para participação popular, nesta terça-feira (19), todas as 586 escolas públicas estaduais da capital e do interior do Amazonas promoveram um dia temático de estudo e debate sobre o Plano Estadual de Educação (PEE). Na oportunidade, professores, estudantes, gestores, pais de alunos, servidores públicos, representantes da sociedade civil e comunitários tiveram a oportunidade de conhecer as 21 metas do documento-base do Plano e sugerir estratégias para compor o documento final.
Este dia intenso de discussões, realizado também pelas demais 36 instituições parceiras que juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) formam o Fórum Estadual de Educação, corresponde à etapa final de discussões, antecipando-se à audiência pública programada para o próximo dia 29 de maio.
[caption id="attachment_7557" align="aligncenter" width="500"] Dia D - Escola Estadual Nathália Uchôa (Japiim)[/caption]
Para o presidente do Fórum Estadual de Educação e secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a participação popular é de extrema importância para a discussão que gerará o Plano Estadual de Educação, na forma da lei, com vigência de dez anos. “Esta consulta popular é fundamental, pois o Plano preza pela democracia de opiniões e contribuição da sociedade. Por esse motivo, elencamos este dia 19 de maio como o ‘Dia D’ de discussão onde todas as 586 escolas estaduais receberam suas comunidades para apresentar o documento-base, debater as metas propostas e coletar sugestões”, citou Rossieli Soares da Silva.
[caption id="attachment_7558" align="aligncenter" width="500"] Dia D - Escola Estadual Roxana Bonessi (Colônia Antônio Aleixo)[/caption]
De acordo com o representante do Fórum, professor Brás Melgueiros, a participação da sociedade neste ‘Dia D’ foi expressiva. “Passamos por várias escolas e notamos que as pessoas se interessaram por esta oportunidade de construção coletiva. Acredito que o resultado final de todas estas discussões será valioso”, avaliou Brás Melgueiros.
Segundo informações do Fórum Estadual de Educação, as sugestões apresentadas pela população neste ‘Dia D’ serão somadas às contribuições que estão sendo registradas no site de consulta pública www.pee.am.gov.br e relatadas na audiência do próximo dia 29 de maio no Studio 5, em Manaus.
“Lembramos que o site – www.pee.am.gov.br – estará disponível até o dia 23 de maio para receber sugestões da população. Após o trabalho de sistematização das sugestões propostas e após a conclusão da audiência pública marcada para o dia 29, o Plano segue para analise, votação e conseguinte aprovação da Assembleia Legislativa do Estado”, explicou Brás Melgueiros.
[caption id="attachment_7559" align="aligncenter" width="500"] Dia D - Escola Estadual Santo Antônio (Santo Antônio)[/caption]
Participando do ‘Dia D’ realizado pela escola estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, conjunto Dom Pedro, zona oeste de Manaus, a dona de casa Fabiane Coimbra, avaliou positivamente a consulta pública. “Oportunidades como esta são enriquecedoras, pois com elas podemos contribuir com o futuro educacional de nossos filhos”, disse.
Na mesma escola (Gonçalves Dias), a professora Jane Simões, participou do ‘Dia D’ e destacou a importância do debate. “Abrir oportunidades para que possamos sugerir caminhos de melhoria é fundamental. A educação de qualidade e o acesso ao ensino é o interesse de todos e neste dia estivemos focados nesse objetivo comum”, relatou.
21 metas para a próxima década
Fruto de dezenas de conferências e debates realizados em todos os 62 municípios do Amazonas, o “Plano Estadual de Educação” está baseado em estudos e diagnósticos acerca do panorama educacional do Estado – abrangendo a educação infantil, educação básica, educação superior e ensino profissionalizante – e sugere 21 metas educacionais que devem ser adotadas no Amazonas para a próxima década.
[caption id="attachment_7560" align="aligncenter" width="500"] Dia D - Escola Estadual Gonçalves Dias (Dom Pedro.[/caption]
As 21 metas sugere estratégias de melhoria para a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante, ensino superior, pós-graduação e a valorização e qualificação dos profissionais.