Projeto Caravana da Cidadania beneficia escolas públicas estaduais de Manaus
Desenvolver ações psicoeducativas de prevenção à violência no âmbito escolar e nas comunidades é o objetivo do Projeto Caravana da Cidadania. Realizado em regime de parceria pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) o programa registrou um saldo positivo em mais um ano de atividades, tendo atendido a 30 escolas da rede estadual e outras 30 da rede municipal.
Conforme seus organizadores, os objetivos do projeto são atingidos por meio da promoção de ações de incentivo à qualidade de vida – como a prática do esporte –, iniciativas de caráter socioeducativo, de incentivo à cultura e também pela promoção de palestras de orientação.
Dentre as palestras e oficinas ministradas para a comunidade em 2014, destacaram-se as abordagens sobre temas como: “Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Lei Maria da Penha”, “Educação para o Trânsito”, “Combate à Exploração Sexual” e “Educação Ambiental”.
Segundo um dos colaboradores do projeto e assessor de Educação Física do Distrito 5 da Seduc, professor Jorge Lelis, a iniciativa tem contribuído positivamente para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais saudável. “O projeto é muito bom, pois traz para a escola uma série de informações de interesse social, melhorando o ambiente escolar”, afirmou.
Ações
Em 2014, com um trabalho intensivo focado nas escolas da zona leste de Manaus, o projeto Caravana da Cidadania incentivou a participação dos pais no cotidiano escolar ao motivá-los para a participação nos painéis de gestão, promovidos há vários anos pela Seduc.
“Durante estes painéis os pais foram incentivados a visitar as escolas de seus filhos e conhecer os projetos dos quais eles participam. Nestes painéis os alunos usaram de toda a criatividade para apresentar os conhecimentos adquiridos por meio das palestras ministradas”, comentou o professor.
O Projeto
Implantado em 2013, o Projeto Caravana da Cidadania surgiu a partir da necessidade observada pela Secretaria de Segurança Pública em integrar a polícia à comunidade, com o intuito de promover uma cultura de paz.
Marcando a conclusão do programa em 2014, uma celebração religiosa foi realizada nesta semana no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire (localizado na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira). A solenidade reuniu professores, estudantes e comunitários.