Escolas apresentaram resultado final dos trabalhos desenvolvidos no Programa Ciência na Escola (PCE)
Aproximadamente 2 mil alunos de escolas da rede pública estadual e municipal de ensino foram beneficiados este ano com os projetos do Programa Ciência na Escola (PCE). Os resultados dos trabalhos desenvolvidos por eles e por professores foram apresentados esta semana.
Voltado para professores e alunos, o PCE é um programa coordenado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas, (Fapeam), em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc) e (Semed) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Em sua 10° edição, o programa teve um investimento global de R$ 4 milhões com o apoio a 236 projetos, sendo 116 oferecidos aplicados na capital e 120 no interior do Estado. Cada projeto recebeu um apoio financeiro de até R$ 4.800,00.
Conforme a coordenadora do PCE da Seduc, Simara Abrantes, cada proposta contemplou um professor jovem cientista, um apoio técnico e até cinco alunos de iniciação cientifica júnior. “O importante é que todos os projetos superaram as expectativas da Seduc e objetivos do Programa. Esperamos que no próximo ano mais professores do interior inscrevam seus trabalhos”, destacou.
Um dos trabalhos que ganhou destaque no PCE foi o da professora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, localizado em Parintins, Jéssica Dayse Souza.
Souza é professora de história e dentro do programa desenvolveu o trabalho ‘Educação Patrimonial através do estudo do memorial e história de Parintins’. A ideia, segundo ela, surgiu de um questionamento feito em sala de aula.
“Parintins tem uma história riquíssima, mas boa parte dela está se perdendo. A maioria da população não conhece o significado dos monumentos, como foram construídas as praças e o histórico de muitos prédios espalhados pela cidade”, lembrou Jéssica.
[caption id="attachment_6317" align="aligncenter" width="614"] Professores apresentaram resultado final dos projetos desenvolvidos dentro do PCE.[/caption]
Em Manaus, um dos projetos apoiado pelo PCE foi o da professora Leila Fernanda da escola estadual Liberalina Weill.
Com o tema “A relação do uso de certos recursos naturais em Manaus e a ação do homem sobre os mesmos”, ela trabalhou a temática da preservação dos recursos naturais: água, solo, fauna e flora. O projeto mobilizou mais de 300 estudantes.
Conceito - O PCE é uma ação criada pela Fapeam objetivando a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais no Amazonas e municipais da capital, em projetos de pesquisa cientifica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.
O objetivo principal do programa é apoiar a participação e incentivar o interesse em projetos científicos.