Estudantes da rede estadual de ensino se apresentam no XIII Encontro Nacional de Aleitamento
Com uma formação composta por 50 artistas, o grupo teatral Fênix da escola estadual Roderick Castelo Branco, conquistou o público com o espetáculo "Santa Maria do leite materno" encenado na tarde desta quarta-feira, 26, durante o XIII Encontro Nacional do Aleitamento Materno, realizado no Studio 5 Centro de Convenções. O encontro acontece a cada dois anos com o objetivo de ampliar os debates acerca da importância da iniciativa e a alimentação complementar apropriada.
A peça adaptada ao tema do encontro retratou a passagem bíblica da viagem de Maria e José a Belém em fuga após a ameaça de Herodes que ameaçou matar crianças menores de 3 anos.
A cênica, coordenada pelo professor Marcos Matos, contou com a produção dos próprios alunos na cenografia e caracterização. Para a gestora da escola, Roseane Vargas, o projeto envolvendo o grupo tornou-se um motor de talentos e desafios na instituição. “A arte vai além dos palcos, pois eles aprendem a se portar socialmente em qualquer local e evento, além de serem mais conhecedores dos seus direitos e deveres de cidadãos e valores universais gerados por essa oportunidade dada pela escola”, disse.
A estudante Adriene Bertoldo, 17, que interpretou uma das personagens principais da apresentação contou como foi a preparação para o espetáculo. “Eu interpretei a Maria na montagem e nos preparamos diariamente durante dois meses para realizarmos essa apresentação. Foi muito gratificante, pois ensaiávamos de segunda a sábado com bastante entusiasmo esperando para mostrar os resultados hoje”, destacou.
O grupo - Em dois anos de intensa atividade, o grupo teatral Fênix tem se destacado no cenário manauara. Recentemente, eles encenaram o espetáculo musical “A bela e a fera” no palco do Teatro Amazonas. Com temas diversificados, o projeto teatral é executado durante todo o ano letivo na escola estadual Roderick Castelo Branco e tem como principal foco a transformação da literatura em leitura viva. O trabalho também contribui para uma maior participação escolar dos alunos.
O grupo já possui um trabalho expressivo envolvendo arte e educação tendo em seu currículo encenações de diversos clássicos da literatura, dentre os quais: “O Rei Leão”, “A Família Addams”, “Harry Potter” e “A Bela e a Fera”. Incentivo- A autônoma Sandra Sátiro, mãe de um dos atores do 1º ano da instituição, falou da emoção de acompanhar a apresentação do filho. “Mesmo ele estando recente no grupo após uma oportunidade dada pelo professor, ele já entrou fazendo uma grande apresentação no Teatro Amazonas que infelizmente não pude ir. Meu esposo e eu o apoiamos justamente pelo desenvolvimento intelectual dele junto às notas na escola e também no convívio social”, destacou.