Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Alunos da rede estadual do Amazonas são campeões da VI Jornada de Foguetes

Reunindo conhecimentos físicos, químicos e matemáticos para desenvolver o protótipo de um foguete, alunos e professores do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns, localizado na zona norte de Manaus, foram premiados na VI Jornada de Foguetes realizada neste mês de novembro em Barra do Piraí, município do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 600 estudantes e professores da rede pública e particular de todo o país e premiou como campeões os 40 melhores trabalhos. O projeto da escola amazonense alcançou o 12º lugar. Pela relevante participação do Amazonas na VI Jornada, os alunos do Ceti Zilda Arns, Andrew Muller Pires, 18, Sérgio Jonathan de Oliveira, 17, e Victor Amorim, 17, foram qualificados para participar da pré-seleção que definirá os componentes da equipe brasileira que representará o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica que será realizada no Chile, em abril de 2015. O projeto desenvolvido pela escola contou com a orientação e coordenação dos professores Idinei Oliveira (Matemática), Adson Nascimento (Fìsica) e Jacyguara Parado (Matemática). Professor Idinei Oliveira, um dos responsáveis pelo sucesso da equipe amazonense, mencionou que as conquistas foram fundamentais para mostrar a necessidade de se colocar em prática o conhecimento teórico, transmitido em sala de aula. “Nosso trabalho na escola tem sido desenvolvido de maneira a explorar o máximo do que eles aprendem com os livros e as aulas. Isso tem dado certo. Essa experiência motiva não só o grupo, mas todos os alunos da escola”, ressaltou o professor. Além de alcançar o 12º lugar na VI Jornada de Foguetes, o trabalho desenvolvido pelo Ceti Zilda Arns também conquistou medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ambas realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O foguete - O foguete elaborado pela equipe amazonense foi apresentado conforme as regras do evento. O protótipo foi feito com materiais recicláveis, como garrafa pet para o corpo, PVC, fita isolante e cabos conduíte além de válvula de extintor. A base foi projetada com pedaços de madeira. Inicialmente o material combustível foi produzido com vinagre e bicarbonato. Segundo Idinei, em uma tentativa de reduzir custos, os alunos adaptaram o combustível para uma mistura de bicarbonato e água. Idinei destacou ainda que a equipe foi também a única a apresentar um modelo de foguete com uma base contendo um foguete principal e outros dois auxiliares chamados boosters (modelo similar ao VLS – foguete brasileiro que esta sendo desenvolvido com tecnologia 100% brasileira). “Atendendo as regras de segurança nosso foguete também teve manômetro e válvula de escape para garantir a vedação do combustível”, lembrou o professor.

 JORNADA DE FOGUETES_3

Experiência - Desde 2012, o professor Idinei participa da competição. Também remanescentes da equipe que participou há 2 anos, Andrew  Muller e Sérgio Jonathan, contam a trajetória com orgulho. “Lançamos o foguete em Manaus e conseguimos alcançar 149 metros. Tudo isso foi fruto de muito trabalho e pesquisa iniciados desde a primeira vez que tivemos a oportunidade de participar”, disse Andrew.

Andrew é um dos que pensam em utilizar a experiência no ensino médio para traçar caminhos no futuro. “Hoje sinto muita vontade de fazer parte da Aeronáutica e de lá começar a trabalhar com aviação. Também penso em fazer uma faculdade de mecatrônica porque gostei de tudo o que estudei na escola e está bem relacionado com essa área”, planeja. Para ele, a experiência adquirida nas duas vezes em que participou, pode contar bastante para que ele possa fazer parte da equipe brasileira que vai ao Chile. Ceti - Localizada no Conjunto Nova Cidade, zona norte de Manaus, o Ceti Zilda Arns pertence à Coordenadoria Distrital 7 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Ceti está entre as 25 unidades de ensino que se preparam para certificação nas normas ISO 9001 e que recebem investimentos do Governo do Estado na gestão da qualidade para aprimorar o atendimento educacional.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget