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Projetos escolares de Educação Ambiental são premiados pelo Inpa

Para estimular estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e estadual acerca da importância de se adotar um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveram nesta semana, a entrega do ‘Prêmio Distinção’ às escolas que participaram do projeto Ecoethos da Amazônia. A premiação aconteceu no auditório do Bosque da Ciência (Inpa), localizado no bairro Petrópolis e reuniu alunos das escolas estaduais Cacilda Braule Pinto, Juraci Batista Gomes e Leonila Marinho, além da escola municipal Dr. João Queiroz, juntamente com os professores e gestores que acompanharam os estudantes durante a realização do projeto. De acordo com a gestora da escola estadual Cacilda Braule, Maria do Carmo Araújo, o envolvimento dos alunos com o projeto Ecoethos foi muito importante para disseminar a preocupação com o meio ambiente. “Nessa ação, os alunos puderam entrar em contato com um assunto de grande relevância, já que preservar o meio ambiente hoje é uma preocupação do mundo. Agora, eles têm um arcabouço para multiplicar o conhecimento que adquiriram dentro da nossa escola”, afirmou a gestora. Alunos de 18 escolas da rede pública de ensino participaram das atividades, totalizando mais de 500 estudantes do 6º ao 9º ano (ensino fundamental) envolvidos no projeto. A premiação contemplou as escolas que obtiveram maior grau ético de cuidado socioambiental alcançado nas atividades de educação ambiental do projeto. Projeto Ecoethos – O projeto Ecoethos da Amazônia é um jogo de simulação criado como plataforma de Educação Ambiental, que tem o objetivo de promover, de forma lúdica e interativa, conhecimentos sobre o meio ambiente, levando os participantes a solucionarem questões ambientais que podem ser facilmente identificadas no dia-dia. As atividades foram realizadas por meio de sessões de jogos, em que os estudantes, divididos em equipes, puderam trabalhar na solução dos dilemas representados pelo jogo, exigindo decisões importantes para manter a sustentabilidade socioambiental.

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Para a estudante do 7º ano da escola estadual Leonila Marinho, Vitória Thays Neves, o projeto foi muito interessante por conta da dinâmica das atividades. “Os assuntos relacionados à Educação Ambiental foram tratados de forma bem diferente nesse projeto do que costumamos ver em sala de aula, o que me fez ter outra visão a respeito do tema”, comentou.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Thelma Prado, a atividade teve grande relevância por promover nos alunos uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. “O jogo abordou, de forma lúdica, os quatro elementos da natureza, destacando a relação entre eles e sua importância. Essa atividade prepara o estudante para situações reais relacionadas ao meio ambiente e propõe que ele projete uma solução para determinados problemas. É um projeto piloto que tem dado certo e nossa ideia é expandir para que mais alunos possam adquirir esse conhecimento”, destacou Thelma., frisando a importância da parceria entre a Seduc e o Inpa.
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