Estudantes da rede pública estadual do Amazonas visitam a fábrica da Fiat, em Minas Gerais
Reforçando o conhecimento absorvido em sala de aula, um grupo de alunos do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Sergio Pessoa Figueiredo, localizado na zona leste de Manaus, participou de uma visita guiada à fábrica de automóveis da Fiat, localizada na cidade de Betim, em Minas Gerais. A ação é parte das atividades propostas pelo Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias do Amazonas (Pró-Engenharias).
O Pró-Engenharias é uma iniciativa do Governo do Amazonas viabilizado em regime de parceria pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), tendo o objetivo de qualificar alunos da rede pública a seguirem carreira acadêmica e profissional.
De acordo com o professor Antônio Menezes, representante da Seduc e um dos coordenadores do programa, a ação, em Minas Gerais, foi muito produtiva, já que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, o aprendizado adquirido em sala de aula. “A visita é uma oportunidade de complementar o ensino que é ministrado na escola e é um trabalho muito positivo, que tem despertado o interesse dos alunos, já que eles dispõem de todo um acompanhamento, incluindo práticas no laboratório, produção científica, além das visitas”, afirmou Antônio.
Visita Técnica - Na visita à Fábrica da Fiat, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a linha de montagem dos veículos fabricados pela empresa, além de receber orientações dos engenheiros de produção acerca de todo o processo de produção, desde a concepção do planejamento dos veículos até a parte da montagem.
[caption id="attachment_6189" align="aligncenter" width="614"] Ação é parte das atividades propostas pelo Pró-Engenharias[/caption]
Para Rodrigo Silva, 16, aluno do 2º ano do ensino médio, a experiência foi única e muito produtiva. “Foi uma experiência totalmente inovadora, que só acrescentou ainda mais conhecimento ao que nós temos aprendido ao longo do ano e mudou a visão que eu tinha sobre a área de Engenharia e sobre a empresa. Foi uma grande oportunidade”, comentou o estudante.
Benefícios do programa - Um dos benefícios que os programas (Pró-Engenharias e RH-TI) proporcionam aos estudantes da rede pública estadual é a concessão de bolsa mensal de Iniciação Científica Júnior Especial, no valor de R$ 190, durante os dois anos do ensino médio em que estiverem regularmente participando do projeto. Caso o estudante seja aprovado em cursos ofertados por universidade pública, ele receberá durante o primeiro ano de graduação, uma bolsa de R$ 360.