Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Organizados pela Seduc, jogos psicomotores mobilizam mais de 500 estudantes da zona leste de Manaus

A prática desportiva oferece melhorias à qualidade de vida em qualquer idade. Por esse motivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início à 4ª edição dos “Jogos Psicomotores” que reunirão mais de 500 estudantes de sete escolas públicas estaduais da zona leste de Manaus. As competições se estenderão até o dia 3 de novembro e são promovidas pela Coordenadoria Distrital 5 da Seduc. Aplicadas a alunos com faixa etária entre 8 e 11 anos e matriculados entre o 3º e o 5º ano do ensino fundamental, as competições ocorrerão nas modalidades de futsal, mini-atletismo, queimada, tênis de mesa, xadrez, mini-hand e jogos eletrônicos (dança). As provas estão sendo realizadas na escola estadual Aristóteles Comte Alencar, Myrthes Marques e Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM). De acordo com o coordenador de Educação Física do Distrito 5, professor Jorge Lélis, além de favorecer a prática desportiva junto aos estudantes dos anos inicias do ensino fundamental, os jogos têm como objetivo oferecer a eles oportunidades de desenvolvimento biopsicosocial. “O que permitirá o desenvolvimento do organismo e a socialização das crianças”, afirmou.

IMG_3374

De acordo com a coordenadora distrital, professora Maria Carneiro, os jogos contribuem também para que as crianças interajam e desenvolvam o espírito competitivo de maneira saudável. “Nossa missão é fazer com que eles assimilem isso desde pequenos para que no futuro eles estejam preparados para lidar com diversas situações”, destacou.

Professor Jorge Lélis, que é um dos coordenadores dos jogos, mencionou ainda que o trabalho contínuo dos jogos – realizado há quatro anos – tem trazido resultados positivos. “Além de aprimorar as ações da disciplina de Educação Física, os jogos psicomotores estão servindo como ações preparativas para os Jogos Estudantis Distritais e Jogos Escolares do Amazonas (Jeas)”, disse. Um exemplo concreto do benefício trazido pelos jogos psicomotores é a aluna Rafaela Conceição, 11, estudante da escola estadual Bernadete do Socorro Trindade da Rocha, escolhida para acender a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos, ocorrida nesta semana na quadra da escola estadual Myrtes Marques Trigueiro, no bairro Coroado.

IMG_3400

Participante de edições anteriores, Rafaela obteve destaque estadual ao conquistar medalha de bronze na modalidade xadrez (categoria mirim) nos últimos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS).

A cerimônia de abertura dos jogos contou com a presença da secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, que oficializou o início das competições. Em 2014, os jogos estão organizados nas categorias “Pré-1” para alunos de 8 e 9 anos e “Pré-2” para os de 10 e 11. Programadas para encerrar no dia 3 de novembro, as competições envolvem estudantes das escolas estaduais Aristóteles de Alencar, Bernadete Trindade da Rocha, Demóstenes Belduque, Ernane Nascimento, Manoel Antônio de Souza, Rilton Leal Filho e Myrtes Marques Trigueiro.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget