Organizados pela Seduc, jogos psicomotores mobilizam mais de 500 estudantes da zona leste de Manaus
A prática desportiva oferece melhorias à qualidade de vida em qualquer idade. Por esse motivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início à 4ª edição dos “Jogos Psicomotores” que reunirão mais de 500 estudantes de sete escolas públicas estaduais da zona leste de Manaus.
As competições se estenderão até o dia 3 de novembro e são promovidas pela Coordenadoria Distrital 5 da Seduc. Aplicadas a alunos com faixa etária entre 8 e 11 anos e matriculados entre o 3º e o 5º ano do ensino fundamental, as competições ocorrerão nas modalidades de futsal, mini-atletismo, queimada, tênis de mesa, xadrez, mini-hand e jogos eletrônicos (dança). As provas estão sendo realizadas na escola estadual Aristóteles Comte Alencar, Myrthes Marques e Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM).
De acordo com o coordenador de Educação Física do Distrito 5, professor Jorge Lélis, além de favorecer a prática desportiva junto aos estudantes dos anos inicias do ensino fundamental, os jogos têm como objetivo oferecer a eles oportunidades de desenvolvimento biopsicosocial. “O que permitirá o desenvolvimento do organismo e a socialização das crianças”, afirmou.
De acordo com a coordenadora distrital, professora Maria Carneiro, os jogos contribuem também para que as crianças interajam e desenvolvam o espírito competitivo de maneira saudável. “Nossa missão é fazer com que eles assimilem isso desde pequenos para que no futuro eles estejam preparados para lidar com diversas situações”, destacou.
Professor Jorge Lélis, que é um dos coordenadores dos jogos, mencionou ainda que o trabalho contínuo dos jogos – realizado há quatro anos – tem trazido resultados positivos. “Além de aprimorar as ações da disciplina de Educação Física, os jogos psicomotores estão servindo como ações preparativas para os Jogos Estudantis Distritais e Jogos Escolares do Amazonas (Jeas)”, disse. Um exemplo concreto do benefício trazido pelos jogos psicomotores é a aluna Rafaela Conceição, 11, estudante da escola estadual Bernadete do Socorro Trindade da Rocha, escolhida para acender a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos, ocorrida nesta semana na quadra da escola estadual Myrtes Marques Trigueiro, no bairro Coroado.Participante de edições anteriores, Rafaela obteve destaque estadual ao conquistar medalha de bronze na modalidade xadrez (categoria mirim) nos últimos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS).
A cerimônia de abertura dos jogos contou com a presença da secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, que oficializou o início das competições. Em 2014, os jogos estão organizados nas categorias “Pré-1” para alunos de 8 e 9 anos e “Pré-2” para os de 10 e 11. Programadas para encerrar no dia 3 de novembro, as competições envolvem estudantes das escolas estaduais Aristóteles de Alencar, Bernadete Trindade da Rocha, Demóstenes Belduque, Ernane Nascimento, Manoel Antônio de Souza, Rilton Leal Filho e Myrtes Marques Trigueiro.