Escolas da rede estadual intensificam projetos preparatórios para o Enem
Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendadas para os dias 8 e 9 de novembro, as escolas da rede estadual do Amazonas intensificaram as ações pedagógicas voltadas para a preparação de seus estudantes a fim de garantir bom desempenho e altos índices de aprovação.
Desenvolvido no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) desde 2011, o projeto “De Olho no Futuro” busca preparar os alunos do ensino médio por meio de materiais com conteúdos trabalhados no Enem, simulados, oficinas de redação e testes vocacionais. Ao todo, de acordo com a administração da escola, são mais de 200 alunos envolvidos na ação escolar. Segundo a gestora da escola, Shirley Vieira de Souza, o projeto surgiu a partir da necessidade de melhor instruir os jovens para as avaliações. “Com a elaboração de apostilas com conteúdos do Enem produzidas pelos nossos professores, além de oficinas de redação e simulados, buscamos aprimorar a preparação dos jovens para as provas. É um trabalho intenso, visando ampliar cada vez mais o número de aprovados”, explicou a gestora, destacando ainda que a escola, no último Enem registrou mais de 40 estudantes aprovados em diversos cursos. Ainda de acordo com a professora Shirley, o retorno da ação tem sido bastante satisfatório. “Com esse projeto, temos alcançado excelentes resultados não somente no Enem. O primordial é que mostramos a importância de se preparar para o futuro, de adentrar uma universidade, capacitar os jovens para que, ao sair daqui, possam tornar-se pessoas conscientes e profissionais aptos para o mercado de trabalho”, afirmou. Simulados e Orientação Vocacional - Localizada na zona centro-oeste de Manaus, outra unidade de ensino que investe em uma ação direcionada ao Enem é a escola estadual Maria Amélia do Espírito Santo, que conta com o projeto “A caminho da universidade”.Beneficiando 145 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, o projeto, conforme a gestora da escola, Lydiane Lima, oferece encontros de orientação vocacional, com psicólogos e profissionais que já atuam no mercado para que relatem suas respectivas experiências, além de simulados semestrais, com premiação para os alunos que obtiveram grandes pontuações.
Uma grande novidade que a escola proporciona aos seus alunos é um curso preparatório, em parceria com a unidade de ensino Gabarito, que acontece três na semana, no período da noite. “Utilizando como sistema de avaliação também a redação e os simulados, fazemos um investimento nesse curso preparatório para garantir que os nossos alunos estejam prontos para as provas do Enem. Esse ano, a nossa meta é alcançar 50% de aprovação no exame”, apontou a gestora Lydiane.
Aulões - Além de projetos internos nas escolas, os estudantes da rede pública estadual são beneficiados pelo “Aulão do Enem”, que acontece todos os sábados durante o ano, sendo concluídos na semana anterior à realização das provas. O programa tem a proposta de preparar os estudantes para as avaliações, sendo disponibilizadas aulas com os conteúdos de cada área de conhecimento que constam no Exame, além de simulados para que os participantes tenham a chance de se preparar e obter um bom desempenho. As provas do Enem deste ano acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro, iniciando sempre às 13h, pelo horário de Brasília.