Tabatinga é o primeiro município do interior do Estado a receber o “Balaio Cultural da Educação”
Realizado entre os dias 16 e 26 de junho em Manaus, o “Balaio Cultural da Educação”, com programações gratuitas para educadores da rede pública, será ampliado para o interior do Amazonas. A nova fase do programa, planejado pelo Governo do Estado sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira, dia 7 de julho, com a palestra do pedagogo Roberto Carlos Ramos, considerado pela UNESCO um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade.
Dando início à nova fase do programa, o palestrante Roberto Carlos Ramos ministrou palestra nesta segunda-feira, dia 7, em Tabatinga e seguirá para mais oito municípios do Amazonas, sendo eles: Tefé, Lábrea, Humaitá, Manacapuru, Coari, Itacoatiara, Maués e Parintins. As programações no interior serão concluídas na sexta-feira, dia 11 de julho.
Antes de seguir para o município de Tabatinga, Roberto Carlos Ramos também ministrou palestra em Manaus, na manhã desta segunda-feira, 7, a qual foi transmitida por meio do Centro de Mídias de Educação para todos os 61 municípios do interior do Amazonas.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, ao levar o "Balaio Cultural da Educação" para o interior do Estado, o Governo do Amazonas pretende fortalecer e contribuir com a formação cultural e intelectual dos educadores. "Este é um projeto grandioso que foi bem sucedido em Manaus e que agora estamos ampliando para o interior do Amazonas", disse o secretário da Seduc.
Pelo cronograma estabelecido pela Seduc, o pedagogo Roberto Carlos Ramos estará no dia 7 de julho (à tarde) em Tabatinga, dia 8 em Tefé, dia 9 em Lábrea e Humaitá, dia 10 em Manacapuru e Coari e ainda dia 11 em Itacoatiara, Maués e Parintins. O Palestrante - Roberto Carlos Ramos é pedagogo com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas, e um dos mais requisitados palestrantes do país. Pós-graduado em literatura infantil, ele também é um contador de histórias profissional, capaz de prender a atenção de crianças e adultos. Em 2001, foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos. Em 2008, sua história de vida ganhou destaque nas telas do cinema com o filme “O Contador de Histórias” de Luiz Villaça. Baseado na história de vida de Roberto Carlos Ramos, o filme conta a história de como o afeto pode transformar a realidade.