No Amazonas, estudantes da rede estadual recebem ingressos e prestigiam jogos da Copa do Mundo
A Copa do Mundo está chegando à reta final e já deixa no ar um sentimento de saudade. Manaus, que recebeu quatro partidas do Mundial na primeira fase, se despediu do campeonato no último dia 25 com o jogo na Arena da Amazônia entre as seleções de Honduras e Suíça.
Quem teve a oportunidade de conferir de perto esses jogos foram os alunos de 36 escolas, entre municipais e estaduais, beneficiados com o repasse de ingressos feito pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
No total, 1.902 alunos que integram o programa “Mais Educação” receberam o passaporte para assistir aos jogos realizados na Arena da Amazônia.
Contemplado com um dos ingressos, o estudante Ramaikel Silva, 16, contou que a experiência em assistir um jogo do Mundial foi indescritível. “Foi algo único e impressionante. Sempre assisti aos jogos de futebol pela televisão, mas nunca tive a oportunidade de ir a um estádio. Eu me diverti muito, conheci pessoas de outros lugares e pude perceber a alegria delas. Agradeço muito à escola e às pessoas que me proporcionaram essa experiência”, afirma o aluno da escola estadual Profº. Samuel Benchimol.
[caption id="attachment_5577" align="aligncenter" width="360"] O estudante Ramaikel Silva teve a oportunidade de conferir o último jogo da Arena da Amazônia.[/caption]
Também da escola Samuel Benchimol, o aluno Rafael Barbosa Queiroz, 16, comentou a euforia que sentiu ao ser premiado com a entrada para uma partida da Copa do Mundo. “Simplesmente foi um jogo inesquecível. Eu já tinha ido a um jogo no Maracanã, mas uma partida aqui tem um peso muito maior, afinal, é Copa do Mundo. Eu não esperava ser um dos sorteados, mas fiquei muito feliz com a oportunidade”, contou.
A professora de Matemática da rede estadual, Elivânia Batista da Cruz, que recebeu o ingresso para acompanhar sua neta em um jogo do Mundial, afirmou que vivenciou outra realidade. “Foi uma experiência muito boa. Outra realidade. Como educadora, tive a oportunidade de ver muitos dos meus alunos no estádio. O semblante deles era de repleta alegria, interagindo, acompanhando. Para eles foi algo muito importante”, mencionou. Sorteio - Cada aluno sorteado recebeu dois ingressos e deveriam assistir aos jogos acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Os ingressos eram intransferíveis para terceiros, de acordo com o regulamento do MEC. Conforme a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Kátia Menezes, alguns critérios foram estabelecidos antes do sorteio. “Participaram os alunos devidamente matriculados nas escolas cujo programa tenha tido o mínimo de 200 matrículas, em 2013, além de estarem posteriormente inseridos no Programa Bolsa Família”, explicou. [caption id="attachment_5318" align="aligncenter" width="614"] 1.902 alunos que integram o programa “Mais Educação” receberam ingressos para jogos na Arena da Amazônia.[/caption]O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal no dia último dia 3 de maio, a partir de combinações de números geradas pelo resultado da extração da Loteria Federal em conformidade com a adesão dos alunos cadastrados no banco de dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Mais Educação - O programa ‘Escola na Copa’ faz parte da ação conjunta entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério dos Esportes (ME) e Secretarias de Educação em todo o país. O programa tem por objetivo ampliar a jornada dos alunos nas escolas públicas, em até sete horas diárias, articulando as disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais. Em 2013, 49 mil escolas no Brasil participaram do programa ‘Mais Educação’, sendo que quase 32 mil possuíam maioria de alunos beneficiários do ‘Bolsa Família’. Para o desenvolvimento das atividades, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de transporte e alimentação de monitores, materiais de consumo e de apoio. As unidades de ensino também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros, e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.