Concurso educacional “Doação para a Vida” sensibiliza estudantes sobre a importância da doação de órgãos e da adoção de medidas preventivas em prol da saúde
Com a proposta de demonstrar aos estudantes e população em geral a importância social da doação e transplante de órgãos e tecidos, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Saúde) lançou o I Concurso Escolar “Doação para a Vida”.
Por meio do concurso, estudantes da rede pública de todo o Amazonas serão incentivados a produzirem vídeos educativos de 1 minuto ou slogans retratando a sua compreensão sobre a importância da doação de órgãos e de medidas que resultem em uma vivência mais saudável, livre de doenças.
De acordo com a coordenação do concurso educacional, a iniciativa buscará também sensibilizar os estudantes para a necessidade de medidas preventivas que venham a contribuir com uma maior qualidade de vida.
“O concurso pretenderá, por meio de oficinas e palestras, mostrar aos jovens que o uso, por exemplo, de lentes de contato sem prescrição médica pode levar à perda das córneas e que o alcoolismo pode levar, a longo prazo, a severos prejuízos a órgãos vitais como o fígado e os rins. Dessa forma, o concurso trabalhará de forma preventiva para que as pessoas busquem incessantemente uma vivência saudável levando-as a não necessitar futuramente de ações de transplantes”, explicou a representante da Seduc e coordenadora do Centro de Atendimento ao Escolar-Caes/Seduc, Adriana Boh
O concurso, que é o primeiro realizado com essa proposta no Amazonas, pretende mobilizar a comunidade escolar da capital e do interior e é direcionado a estudantes do ensino médio. Os alunos com os melhores trabalhos inscritos (vídeos de 1 minuto e slogans) serão premiados pelo Governo do Estado.
O evento de lançamento do programa contou com palestra sobre o tema, ministrada pela Coordenadora Estadual de Transplante, Dra. Leny Passos.
[caption id="attachment_3331" align="aligncenter" width="317"] Concurso foi lançado no Ceti Áurea Braga, no bairro da Compensa (Manaus)[/caption]