Seduc capacita professores de Matemática e Língua Portuguesa tendo como foco a preparação dos alunos para avaliações nacionais
Os Grupos de Trabalho (GTs) de Matemática e de Língua Portuguesa instituídos pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) realizaram na última semana um ciclo de capacitação direcionado a professores da rede pública estadual de Manaus e do interior que lecionam para turmas do 9º ano do ensino fundamental.
A formação teve como objetivo preparar os professores para trabalhar os conteúdos das avaliações de larga escala que ocorrerão no mês de novembro, dentre elas a Prova Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).
Em Manaus duas escolas foram utilizadas como pólos para a formação: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizados, respectivamente, no Centro e zona Leste de Manaus.
O IEA recebeu os professores das Coordenadorias 1, 2, 3 e 4, já os professores pertencentes as Coordenadorias 5, 6 e 7 participam da formação no Ceti Elisa Bessa Freire. Nas duas instituições de ensino a capacitação ocorreu nos turnos matutino e vespertino.
[caption id="attachment_3319" align="aligncenter" width="337"] Secretário de Educação Rossieli Silva participou da formação para professores do interior, ministrada via Centro de Mídias[/caption]
Para o professor de Língua Portuguesa da escola estadual Getúlio Vargas, Andson Silva, a formação é primordial, visto que é uma oportunidade para os educadores renovarem suas práticas e conhecerem novas metodologias de ensino. “A capacitação trouxe muitos benefícios para os professores pois analisamos conteúdos de forma criteriosa. Acredito que o que aprendemos contribuirá para as nossas práticas educacionais futuramente”, disse Andson.
A formação foi ministrada pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Matemática e Língua Portuguesa instituídos pela Seduc, Os grupos são compostos por 13 professores formados nas áreas específicas. Além dos GTs da Seduc, a capacitação contou com o apoio pedagógico do Sistema Positivo que enviou quatro professores formadores.
Segundo a coordenadora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil do Sistema Positivo, Hilda Heller, a parceria com a Seduc tem rendido bons frutos para a formação dos professores do Amazonas. “Nesta etapa, essa parceria tem como objetivo o atendimento às escolas que precisam melhorar a proficiência. Com base no Programa de Intervenção Pedagógica do Amazonas (Pipa) estamos nas escolas do 6º ao 9º ano, colaborando com a Seduc na formação dos professores de português e matemática”, destacou Heller.
Conforme um dos membros do GT de Matemática, professor Eriberto Façanha, o conteúdo da formação compreendeu os principais assuntos abordados nas provas de avaliação. “O conteúdo de Matemática teve os números e operações das matrizes de referência, espaço e forma, grandezas e medidas, álgebra e funções e tratamento da informação. Em Língua portuguesa foi trabalhado leitura e interpretação de texto, gramática, variação linguística, dentre outros”, comentou Façanha.
Além de beneficiar os docentes de Manaus, a capacitação em Matemática é realizada nos dias 19, 24 e 25 de setembro com os professores dos 61 municípios do interior. A formação é ministrada via satélite por meio do Centro de Mídias.
A data das aulas destinada aos professores de Língua Portuguesa ainda serão definidas.