Em Mostra de Gestão, escolas estaduais do Careiro da Várzea apresentam evolução nos índices do Ideb e Ideam
As escolas públicas estaduais do município do Careiro da Várzea realizaram nesta semana a 5ª edição de sua Mostra de Gestão Escolar. Com o tema “A educação oportunizando o fazer pedagógico diferente” o evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve como objetivo divulgar as ações que as Unidades de Ensino públicas estaduais têm realizado para elevar a qualidade da educação no município, melhorias estas que são notificadas a partir do desenvolvimento de projetos, aulas de reforço e da promoção de atividades educacionais em parceria com a comunidade e entidades públicas.
O evento realizado no município do Careiro da Várzea contou com a participação da secretária de Educação Adjunta do Interior, Oceania Rodrigues Dutra e equipe.
Durante a Mostra do Careiro, realizada na escola estadual Coronel Fiúza, os alunos apresentaram os indicadores educacionais demonstrando que houve uma evolução significativa nos rendimentos das escolas públicas estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No período de 2009 a 2012 (no segmento de anos iniciais), por exemplo, os índices da rede estadual do Careiro da Várzea evoluíram de “3,9” para “4,7”.
Já no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Amazonas (Ideam) as escolas do município, em 2010, registraram o índice “4,0”; em 2011 o mesmo indicador evoluiu para “4,6”, indicando a evolução no ensino.
Durante as exposições – protagonizadas pelos alunos por meio de danças, musicais, poesias e representações teatrais – foi exposto que no ano de 2012 as escolas registraram os seguintes indicadores: 86,31% de aprovação, 3,88% de reprovação e 9,81% de evasão escolar. O município de Careiro da Várzea possui seis escolas, com 2.360 alunos e 207 professores.
De acordo com a gestora da escola estadual Coronel Fiúza, Mariane Martins Brandão as dificuldades educacionais enfrentadas hoje serão superadas com o esforço de alunos e professores. “Observando o retrospecto de nossos alunos, notamos que precisamos avançar nos quesitos ‘interpretação textual’ e ‘raciocínio lógico’. Acredito que a utilização de recursos pedagógicos associados às novas tecnologias é uma estratégia para superarmos esse déficit. O Estado vem nos dando condições para fazermos o uso das novas tecnologias ligadas à educação e precisamos caminhar nesse sentido”, disse a gestora Mariane Brandão.
Mostras de Gestão
O evento realizado pelo Governo do Estado por meio da Seduc em todas as localidades do Amazonas busca fortalecer a relação entre escola e comunidade por meio da prestação de contas dos investimentos públicos no setor da educação. As Mostras de Gestão também têm oportunizado aos professores e gestores uma auto-avaliação dos projetos desenvolvidos a partir da análise dos indicadores de cada escola.