Formação integra professores de educação física em Manacapuru
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) finalizou, na sexta-feira, 26, a formação de 100 profissionais de Educação Física, no município de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus. Segundo a técnica da Gerência de Formação (Gefor/Cepan), Tania Ribeiro Moço, durante os seis dias de curso, o profissionais aperfeiçoaram habilidades e conceitos.
Segundo Tania, o trabalho conseguiu integrar professores da rede municipal com os da rede estadual, além de estagiários estudantes de Educação Física. “O trabalho foi muito positivo, e todos participaram. Objetivo foi alcançado, que era enriquecê-los com novas ideias e metodologias”, disse Tania. A formação em Manacapuru iniciou nesta segunda-feira (22), na escola estadual José Seffair, e encerrou na sexta-feira, dia 26.
De acordo com a gerente de formação da Seduc (Gefor), Rosângela Braga Caldas, foi da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru a iniciativa de levar a formação aos professores do município. “Praticamente toda semana estamos nos municípios realizando formação”, disse a gerente.
Rosângela explica que para receber a equipe da Gefor, basta a coordenadoria educacional do município encaminhar a solicitação ao gabinete do secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva. A gerente informa que, além dos professores da rede estadual, a gerência também realiza formação de profissionais da rede municipal.
“Recebemos pedidos de formação tanto das coordenadorias regionais como dos secretários municipais de educação. É uma orientação do secretário termos essa parceria com os municípios. Até porque, na maioria das vezes, o nosso professor também é professor do município”, ressalta Rosângela Caldas.
Professor de educação física há 23 anos, o coordenador de Educação Física da coordenadoria regional de Manacapuru, José Carlos Costa, foi quem fez a solicitação do treinamento. “Nós estamos numa ação conjunta para melhorar a proficiência dos alunos. Então, como foi detectado que os alunos estão com dificuldade em identificar os descritores nas avaliações, pedimos a realização do trabalho”, explica José Carlos.
Segundo o professor, o objetivo é que com a formação os educadores possam descobrir novas formas de trabalhar os conteúdos de Educação Física relacionados aos conteúdos de outras disciplinas. “O trabalho é para que os professores possam atuar de forma efetiva, ligando os conteúdos a outras disciplinas. A Educação Física não pode ficar isolada na sua prática. Temos que trabalhar para interligar as disciplinas”, ensina José Carlos.
Atividades
Nos cinco dias de formação, os professores puderam aprender mais sobre atividades como brincadeiras e jogos cantados, mini-atletismo, dança educativa, jogos em sala de aula, xadrez, handebol, badminton e voleibol.