Escolas de Ataiala apresentam desempenho dos últimos três anos
Escolas estaduais do município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) apostam em aulas de reforço escolar para melhorarem o desempenho dos alunos em avaliações como a do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No dia 29 de julho, as escolas estaduais Pio Veiga, Carmozina Baima e Tereza Lemos O. Santos participaram da Mostra de Gestão da coordenadoria de educação do município. No trabalho, foram apresentados à comunidade do município os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino nos anos de 2010, 2011 e 2012.
Para as gestoras das escolas, o trabalho para melhorar os índices ainda é grande, mas já há motivos para comemorar. A coordenadora de educação do município e também gestora da escola Pio Veiga, Jeanne Gouveia, conta que com a execução de projetos que reforçam os assuntos estudados dentro de sala de aula, a média do Ideb dos seus alunos tem crescido.
“Nós temos nosso apoio escolar que faz esse trabalho de reforço com alunos que estão em dificuldade. E os próprios professores que sempre também estão em treinamento e preparando simulados e aplicando em sala de aula”, afirma Jeanne. De 3,2, em 2009, a nota do Ideb da escola passou para 3,4 em 2011. A escola tem hoje 964 alunos, distribuídos entre o 7º e 9º ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio.
Outra escola que tem melhorado o desempenho por causa de projetos de reforço escolar é a Carmozina Baima, dirigida pela professora Selma Maria Félix. De 2007 para 2011, o Ideb da unidade de ensino saltou de 2,9 para 3,6. “A gente procurou reunir informações sociais de cada aluno, que podiam interferir no desempenho deles na escola. Após a identificação, feita por professores e a equipe pedagógica, começamos trabalhar com os alunos. Deu certo”, contou Selma.
Em 2008, o Ideam da escola Carmozina Baima foi 3,5. Em 2010, a nota passou para 5. Por causa do crescimento, a unidade de ensino ganho o título de “Escola de Valor”, o que lhe rendeu uma premiação de R$ 50 mil. Além do Reforço Pedagógico, a escola oferece aos alunos aula de informática e premiação aos dez estudantes que mais se destacam no ano.
Na escola Tereza Lemos, dirigida pela professora Maria Félix, o Ideb saltou de 2,5 em 2007 para 3,6 em 2011. Enquanto o Sadeam passou de 3,1 em 2008 para 3,3 em 2010. “Temos aula de reforço com professores de apoio, que fazem um trabalho muito forte a área pedagógica. Nas nossas reuniões de planejamento, a gente conversa sobre os alunos com desempenho ruim, para trabalharmos de forma mais individualizada com ele”, explica Maria Félix.
A escola Tereza Lemos funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo esse ano 526 crianças do 3º ao 9º ano do ensino fundamento. Em 2012, 87% dos alunos matriculados foram aprovados para a série seguinte.
Em número
1,7 mil alunos estão matriculados nas três escolas estaduais do município de Atalaia do Norte.