Alunos da rede pública visitam exposição sobre empreendedorismo
Iniciada na última quinta-feira (06), a exposição “Pioneiros e Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil” recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Frei Silvio Vaghegi, pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 1. A visita faz parte do “Programa Educativo” da exposição que, em parceira com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), levará 39 escolas do ensino médio das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDE) de Manaus a conhecerem os 24 empreendedores que influenciaram de forma decisiva a história do Brasil.
Dividida em cinco módulos, a exposição visa mostrar ao público as histórias de empreendedores brasileiros e naturalizados que ajudaram o nosso país a se desenvolver economicamente, politicamente e socialmente. Para contar essas histórias, os módulos possuem os seguintes temas: “O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos”; “Os pioneiros e o Brasil”; “Os percursos e as ações dos pioneiros”; “Diálogos entre os pioneiros” e “Os pioneiros, os empreendimentos e nós”.
Segundo a assessora do Centro de Atendimento ao Escolar (Caes) da Seduc, Silmar Ferreira, a secretaria pretende levar duas turmas do período matutino e vespertino de 39 escolas da capital. Cada turma é composta, em média, por 40 alunos. “Nossa meta é levarmos 4.360 alunos do ensino médio das sete CDEs de Manaus, pois teoricamente, são os estudantes que podem trabalhar o empreendedorismo em suas vidas”, destacou.
A exposição é aberta aos estudantes das escolas públicas e particulares, cursos técnicos, universitários e demais interessados que serão orientados por uma equipe de apoio pedagógico. “Os visitantes contarão com uma equipe de cinco educadores durante a manhã e a tarde, que explicarão o que é empreendedorismo, buscando estimular por meio da história desses homens que fizeram a diferença em nosso país, o espírito empreendedor”, disse a coordenadora de recepção do evento, Naiara Arruda.
Ao final da visita, os alunos participaram de um momento de interação com os educadores, no qual puderam fazer perguntas e dizer o que entenderam sobre o tema do evento. Para o estudante João Paulo Soares, 17, participar da exposição faz cada um acreditar que é possível realizar um sonho. “Aprendi que esses homens acreditaram em seus sonhos inovadores. Assim como eles conseguiram atingir seus objetivos em uma época em que a tecnologia era muito limitada, sei que posso conquistar os meus, com muito estudo e trabalho”, destacou o jovem.
Com entrada gratuita, a exposição ficará em Manaus até o dia 4 de agosto e está aberta de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, situado na Av. Eduardo Ribeiro, Nº 833, Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (92) 3215-4622 ou acessar o site www.pioneiroseempreendedores.com.br.
Patrono
Samuel Isaac Benchimol (1923-2002) é o patrono da exposição, o homenageado nasceu em Manaus, foi economista, cientista e professor emérito da Universidade Federal do Amazonas onde lecionou a disciplina “Iniciação à Amazônia”. Autor respeitado escreveu uma centena de ensaios, teses, livros e artigos.
Fundou em 1942 a Benchimol & Irmão, empresa de representações depois conhecida como Bemol. A sociedade era entre Samuel e Israel, seu irmão mais velho. Na década de 1960, a Bemol começou a multiplicar os pontos de venda em Manaus e, em 1969, expandiu-se para outros estados.
Desde novembro de 1964, firmou seu domínio sobre o mercado de distribuição de gás em Manaus, com a compra da Gazônia, sua principal concorrente. O grupo Bemol/Fogás inclui desde empresas voltadas ao comércio exterior e à distribuição de gás de cozinha até lojas de departamento.
Em sua homenagem, o governo brasileiro instituiu o Prêmio Professor Samuel Benchimol que é concedido anualmente, a qualquer pessoa que tenha realizado algum estudo relevante para ampliar a compreensão da região Amazônica.