Pronatec oferece nova gama de cursos para estudantes do ensino médio
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu nesta segunda-feira o prazo de inscrições para novos cursos. Criado pelo Governo Federal e coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa oferecerá para esta etapa 810 vagas em cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
O Pronatec é um programa do Governo Federal, criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para estudantes da rede pública, cursando o 2º ano do ensino médio.
Para os alunos da rede pública estadual do Amazonas, o período de inscrição encerra dia 14 de junho. Inteiramente gratuito, o processo de inscrição deve ser feito na secretaria da escola onde o aluno estuda.
Para participar da seleção o estudante deve estar devidamente matriculado no 2º ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino do Amazonas. O candidato também deve apresentar o rendimento escolar do 1º ano do ensino médio, obtido no sistema Sigeam, da Seduc, considerando as melhores notas.
Conforme edital, o aluno só poderá fazer os cursos realizados no município onde reside e o candidato será desqualificado se escolher curso em horário incompatível com o horário de seu ensino regular.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de julho, na instituição que oferta o curso (Senac, Senai e Ifam) e nas escolas estaduais onde o aluno estuda. O mesmo conteúdo também poderá ser acessado no site da Seduc (www.educacao.am.gov.br).
Cursos oferecidos
Em Coari, o Ifam oferecerá os cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, em Secretariado e em Recursos Humanos. No município de Presidente Figueiredo, os cursos ofertados são os seguintes: técnico em Meio Ambiente e técnico em Informática.
O campus do Ifam do Distrito Industrial, em Manaus, oferecerá vagas para técnico em Automação Industrial, em Eletrônica e em Logística. No campus do Ifam da Zona Leste da capital, há 38 vagas para técnico em Agroindústria.
No Ifam do Centro de Manaus, estão à disposição do processo seletivo 38 vagas para técnico em Edificações e mais 38 para técnico em Eletrônica. No Ifam de Maués, também há 38 vagas para curso técnico em Serviços Públicos.
Em Manaus, o Senac oferece ao todo 140 vagas em cursos como técnico em Guia de Turismo, em Contabilidade e em Design de Interiores. Já as unidades do Senai colocam à disposição do Pronatec para os estudantes de Manaus 190 vagas nos cursos de Administração, Eletroeletrônica e Mecânica.