Seduc implanta coordenação de Educação Ambiental
Em atendimento à política de Educação Ambiental do Amazonas, instituída pela Lei Ordinária nº 3.222, de 2 de janeiro de 2008, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou, este ano, uma coordenação específica de Educação Ambiental.
Aprovada em 2008, mas regulamentada somente em 2012, a Lei nº 3.222 determina a criação dentro das secretarias de governo do Estado, como as de Educação e Meio Ambiente, uma coordenação para o segmento.
Telma de Oliveira Prado, que vai chefiar a coordenação, afirma que a Seduc larga na frente com a iniciativa. E faz sua parte na luta para fortalecer a consciência individual e coletiva sobre a responsabilidade de preservar e conservar o equilíbrio do meio ambiente.
“A partir da regulamentação dessa política estadual, podemos fortalecer as questões ambientais dentro do Estado do Amazonas. A Seduc hoje toma essa iniciativa, que é uma ação inovadora. Estamos cumprindo o que a lei determina”, comenta Telma.
Segundo a coordenadora, a unidade vai poder potencializar os projetos na área de Educação Ambiental trabalhados nas escolas estaduais. A coordenação dará as diretrizes e os meios para que os projetos possam se concretizar.
“Estaremos mais próximo dos alunos e dos professores. Hoje, o que e o professor pode trabalhar na sua sala? É o tema do lixo? Tudo bem. Mas quais são os outros problemas e potencialidades que a gente pode trabalhar. Enquanto coordenação, daremos esse apoio em busca de outros temas norteadores”, explica Telma.
Ações de educação ambiental serão disseminadas.
Por meio da coordenação de Educação Ambiental, será possível aumentar as ações no tocante à capacitação de educadores na área. “Poderemos promover fóruns, ou até mesmo oficinas, além dos cursos à distância, ou até mesmo ações pelo Centro de Mídias. É dessa forma que a gente pretende trabalhar para atingir um número maior de professores”, diz Tema.
Com um corpo técnico de profissionais de diferentes áreas, como geógrafos, biólogos, matemáticos e historiadores, a coordenação de Educação Ambiental estará ligada ao Departamento de Gestão da Seduc (Degesc).
Comissão
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (CIEA-AM) é o órgão gestor da Política Estadual de Educação Ambiental. Membro da CIEA-AM, a Seduc vai presidir a comissão a partir do segundo semestre, na pessoa do titular da pasta, Rossieli Soares.
A CIEA-AM assessora os órgãos ambientais e de educação na elaboração e avaliação de programas e projetos de Educação Ambiental, bem como propor linhas prioritárias de ação.
Atualmente, a CIEA-AM é dirigida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
Atualmente, a CIEA-AM é dirigida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
A Lei nº 3.222, que dispõe sobre a política de Educação Ambiental no Estado do Amazonas foi formulada pelos órgãos que integram a comissão. No seu primeiro artigo, a Lei nº 3.222 define Educação Ambiental como o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem os valores sociais, conhecimento, habilidade, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.