Governo do Estado certifica 1,4 mil estudantes em projeto de Educação de Jovens e Adultos
Em cerimônia realizada na última terça-feira (11) no Sesi Clube do Trabalhador, localizado no bairro do Aleixo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Roberto Marinho certificou 1.446 estudantes que integraram e concluíram o Projeto Igarité
Desenvolvido por meio de mediação tecnológica a partir do Centro de Mídias da Seduc, nesta última etapa de formação o projeto foi aplicado em Manaus e em mais 17 municípios, sendo eles: Alvarães, Amaturá, Anamã, Autazes, Canutama, Coari, Envira, Itacoatiara (incluindo a comunidade rural de Novo Remanso), Ipixuna, Japurá, Jutaí, Manaquiri, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Silves, Tabatinga e Tonantins.
Presidindo a cerimônia, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, frisou que ao firmar parcerias e possibilitar à sociedade a formação em educação, o Governo do Estado está cumprindo o seu papel que é o de oferecer melhores condições de vida às pessoas. “No Amazonas, os projetos desenvolvidos no segmento da Educação de Jovens e Adultos têm um grande valor social, pois oportunizam a centenas de pessoas o retorno aos estudos e sua conseqüente conclusão. Estes 1.446 estudantes que nesta semana se formam são motivo de orgulho e seu empenho e dedicação nos serve como exemplo”, mencionou o secretário.
Aos formandos, Rossieli Silva lembrou que a conclusão do ensino básico não pode ser visto somente como o fim de um ciclo, mas o início de uma jornada. “Convidamos vocês a dar passos mais largos e a continuar a formação, indo à busca do ensino superior ou de cursos técnicos, que os qualificarão para um futuro ainda mais promissor”, disse o secretário da Seduc.
Mais de 1,4 mil estudantes concluíram o projeto e participaram da festa de formatura.
Em 2012 o projeto Igarité-EJA foi desenvolvido no Amazonas atendendo a 1.097 estudantes na modalidade de ensino médio e a 346 na modalidade de ensino fundamental. Desde 2009, ano em que começou a ser aplicado no estado, mais de 2,7 mil estudantes já foram formados.
Orgulho
Durante a cerimônia de certificação muitos formandos que há muito haviam abandonado os estudos se mostraram orgulhosos e emocionados com a conclusão do ensino básico.
Ana Nunes, 53, que vive no município de Anamã (distante 161 Km de Manaus) se mostrou emocionada ao concluir os estudos depois de 30 anos longe dos livros. “Estou orgulhosa e emocionada por agora saber ler, interpretar e ter a capacidade de resolver operações matemáticas. Sou grata pela oportunidade e pelo empenho da equipe de professores que me acompanhou”, disse a formanda.
Ana Nunes recebeu o diploma entregue pelo secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva.
Além do secretário da Seduc, Rossieli Silva, participaram da cerimônia de certificação a secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, a secretária Adjunta do Interior, Magaly Portela e o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri.