Seduc reúne mais de 500 estudantes em campeonato escolar de xadrez
Desenvolvido por várias escolas como ferramenta de estímulo ao raciocínio lógico, concentração e lazer lúdico, o xadrez vem sendo disseminado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e está contribuindo significativamente com o desenvolvimento de centenas de crianças e jovens matriculados na rede pública estadual de ensino.
Nesta semana, concluindo e coroando as atividades desenvolvidas no ano de 2012, 22 escolas estaduais da capital promoveram o 3º Open de Xadrez da Coordenadoria Distrital 1. Realizado na Arena Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery, bairro de São Geraldo), o evento reuniu 525 estudantes, além de professores de educação física, técnicos e 30 árbitros.
Promovido pela Coordenadoria Distrital 1 da Seduc pelo terceiro ano consecutivo, o evento tornou-se uma espécie de culminância dos trabalhos desenvolvidos por cada uma das escolas instaladas na zona sul de Manaus. Segundo a organizadora do 3º Open e coordenadora da área de Educação Física do Distrito 1, professora Soraya Pimentel, anualmente a iniciativa é aguardada com ansiedade pelos estudantes que praticam a modalidade. “A prática do xadrez no ambiente escolar começou de forma tímida e hoje é desenvolvida em larga escala, com a participação de crianças, jovens e adultos. O evento realizado pela Seduc anualmente na Arena Amadeu Teixeira é um exemplo de que o esporte vem ganhando muitos adeptos”, revelou Soraya Pimentel.
O 3º Open de Xadrez da Coordenadoria Distrital 1 reuniu 525 estudantes na Arena Amadeu Teixeira
Outro indicativo de que o xadrez vem sendo bem recebido pelo público infanto-juvenil é a participação crescente de estudantes enxadristas nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) onde grandes talentos são revelados e conseguem índices para participar de eventos nacionais, como a aluna Jéssica Souza, do Ceti Zilda Arns, enxadrista de 13 anos que participou recentemente das Olimpíadas Escolares ocorridas na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
De acordo com a professora Soraya Pimentel, durante o 3º Open de Xadrez, realizado na Arena Amadeu Teixeira, os melhores colocados em cada categoria foram premiados com troféus e medalhas.