Secretário da Seduc é palestrante em seminário realizado pelo Ministério da Cultura em Manaus
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, foi um dos palestrantes no seminário “Pioneirismo Brasileiro e o Amazonas” realizado nesta quarta-feira (5) em Manaus pelo Ministério da Cultura no Centro Cultural Palácio da Justiça.
A exposição do secretário teve como tema “Empreendedorismo e o papel da Educação Pública no Amazonas” e por meio dela foi apresentado um panorama do sistema educacional brasileiro e regional enfatizando as ações pioneiras e inovadoras que estão sendo desenvolvidas no Amazonas pelo poder público estadual.
Destacando o Centro de Mídias de Educação por meio do qual a Seduc leva de forma pioneira o ensino via satélite para comunidades rurais, o secretário frisou que iniciativas no campo da tecnologia são empreendidas como estratégias para vencer o desafio de se fazer educação com qualidade no Amazonas. “Em nossa região temos o desafio logístico cuja superação é determinante para alcançarmos os 62 municípios do estado. Citamos o Centro de Mídias como um de nossos projetos pioneiros, pois nos moldes com que ele é desenvolvido, não encontramos ação similar no mundo”, enfatizou Rossieli Silva, apontando que o projeto foi reconhecido por prêmios internacionais como o ‘Wise Awards’ conquistado no Qatar e o ‘Learning Impact Awards’ conquistado na Espanha.
Focando na questão do empreendedorismo o secretário pontuou, também, várias ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado visando impulsionar o sucesso dos estudantes e ampliar as condições de trabalho destinadas aos professores. “Podemos, por exemplo, citar o projeto ‘Eureka’ que está mudando a concepção dos estudantes do ensino fundamental acerca do ensino das ciências; o projeto ‘Professor na Era Digital’ com o qual repassamos notebooks a todos os professores das redes públicas do Amazonas; o programa ‘Pró-Engenharias’ que leva conteúdo diferenciado na área técnica a dezenas de jovens, dentre outros”, citou.
Em sua palestra, o secretário Rossieli Silva enfatizou que inovação e criatividades são determinantes para a construção de um projeto de vida significativo.
A palestra favoreceu uma reflexão sobre o papel da educação básica no processo de desenvolvimento social, ressaltando que ela orienta a proposição de instrumentos que visam criar uma cultura propícia à criatividade e à inovação, dimensões, segundo o secretário, determinantes na construção de um projeto de vida significativo.
Além do secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva, foram palestrantes no seminário: Jaime Benchimol (presidente do grupo Bemol-Fogás), Maria de Fátima Chamma (representante da empresa Chamma da Amazônia), Thomaz Nogueira (Superintendente da Suframa), Robério Braga (secretário de Estado de Cultura) e Vera Lúcia Tostes (diretora do Museu Histórico Nacional-RJ).