Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Professora da rede pública do Amazonas recebe prêmio Denatran em Brasília

Consciente do papel social do educador e sabedora do potencial da escola na formação cidadã dos estudantes, a professora da rede pública estadual do Amazonas, Jaqueline Dias, que atua na escola estadual Nossa Senhora da Glória (na zona oeste de Manaus) recebeu nesta terça-feira (5) em Brasília o prêmio Denatran de Educação no Trânsito.
 
Chegando à 12ª edição o prêmio é uma realização do Departamento Nacional de Trânsito e tem por objetivo incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito. Após lançamento de edital com as diretrizes avaliativas, o Denatran elege anualmente os melhores trabalhos e iniciativas.
 
Na categoria “Educador”, Jaqueline Dias teve seu projeto “Educação para o trânsito: Vivenciando valores x Aprendendo a conviver” reconhecido como o melhor do Brasil em 2012 e representou o Amazonas na premiação que ocorreu na manhã desta terça-feira (5) em Brasília. 
 
Segundo ela, o reconhecimento nacional é resultado de um trabalho desenvolvido com o intuito de orientar os estudantes para uma vivência social de maior qualidade.  “Percebendo a urgência e a necessidade de educar para a valorização da vida, para o respeito mútuo e para a convivência pacífica, elaboramos o projeto em nossa escola. Nossos objetivos foram alcançados, levando as crianças e os jovens a compreender que o trânsito é um espaço de convivência diária e que, inseridos nele, temos direitos e deveres, dentro dos princípios da cidadania e da ética”, explicou a professora.
 
Aplicado junto a alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o projeto “Educação para o trânsito: Vivenciando valores x Aprendendo a conviver” foi desenvolvido na escola estadual Nossa Senhora da Glória por meio de atividades de leitura, exposições, desenhos, palestras, vídeos e passeios temáticos. “Todas as atividades foram elaboradas pensando em estreitar laços e valorizar a afetividade, o respeito, a tolerância e a cooperação mútua, levando os alunos a desenvolver uma consciência crítica e convivência pacífica no exercício de transitar de forma segura nos diferentes espaços, sempre buscando utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões”, evidenciou professora Jaqueline.
 
Orgulhosa por representar o Amazonas em um prêmio de referência nacional, Dias ressaltou que o ganho maior é a possibilidade de ter propiciado experiências enriquecedoras aos alunos. “Tornando-os mais preparados e conscientes no desempenho do convívio social”, destacou.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget