IEA comemora 132 anos com exposição de artes confeccionadas por servidores
O Instituto de Educação do Amazonas (IEA) completou 132 anos no último dia 4 de novembro e em comemoração à data, a escola promoveu uma exposição de arte e cultura com obras confeccionadas por seus funcionários.
Mantido pelo Governo do Estado e administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o IEA foi inaugurado em 1880 e é uma das mais tradicionais instituições de educação básica em funcionamento no Amazonas. Hoje, atendendo a aproximadamente mil estudantes, a escola funciona com o ensino na modalidade de Tempo Integral.
A ideia de realizar a exposição cultural surgiu com o objetivo de marcar a data comemorativa em homenagem aos 132 da escola e também como uma forma de valorizar o talento dos servidores que atuam na instituição. “É uma homenagem justa aos que fazem parte de nossa equipe e que marca o aniversário da escola”, disse a gestora do IEA, professora Shirley de Souza.
Estudantes do IEA apreciaram exposição de trabalhos artísticos
A exposição foi realizada com pinturas e quadros de Amarildo Amazonas, que atua como técnico educacional zelando pela disciplina e conduta dos alunos no espaço escolar e também contou com a exposição de textos e poesias de Raimundo Cardoso, que na escola é responsável pelo controle de entrada e saída dos alunos.
Segundo o professor Sérgio Roberto Reis, um dos coordenadores da exposição, o evento foi organizado para dar destaque ao talento artístico dos que atuam na escola e levar os alunos a valorizar a arte como fonte de conhecimento e reflexão. “É um orgulho para o IEA ter estes dois artistas como parte do seu quadro de funcionários e com a exposição, centenas de pessoas passaram a conhecer o talento e potencial deles”, informou.
Obras chamaram a atenção pela criatividade e originalidade
Talento da ‘casa’
Amarildo Amazonas é funcionário do IEA há sete anos. O artista plástico trabalha com arte desde a década de 1980 e possui um estúdio próprio e ateliê, instalado em sua própria residência no centro da cidade. Mais de 100 telas e 25 quadros de desenhos diversos fizeram parte da exposição. Óleo sobre tela é uma das suas especialidades.
Já Raimundo Cardoso escreve e se dedica à poesia há exatos oito anos. Em seus trabalhos, aborda temas diversos, focado na realidade social brasileira. O escritor está em vias de lançar a obra “Pedaços de vida” e em um de seus poemas, retrata a importância do IEA para a população de Manaus.
Evento envolveu também a exposição de textos e poesias
De acordo com a gestora Shirley Souza, além da exposição, várias atividades escolares serão realizadas em comemoração ao aniversário da escola no decorrer do mês de novembro, dentre as quais: divulgação de trabalhos de pesquisas relacionadas à história do IEA, apresentações culturais de corais, grupos de danças e sarau literário.